Open Journal Systems

Escolaridade, emprego e renda: o setor educação mercantil no Paraná em 2006

Mari Aparecida dos Santos, Antonio Carlos Moretto, Rossana Lott Rodrigues, Ricardo Kureski

Resumo


A educação é capaz de proporcionar melhorias significativas ao ambiente social e econômico uma vez que, no longo prazo, é meio para o desenvolvimento da capacitação do fator trabalho e, no curto prazo, como setor econômico, interage com outros setores da economia demandando e ofertando bens e serviços. Com enfoque no curto prazo, este estudo objetiva dimensionar a importância econômica do setor educação mercantil no Paraná, em 2006, em termos de emprego e renda. Por meio da Matriz Insumo-Produto (MIP) em conjunto com as informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), os seguintes resultados foram obtidos: i) 58,2% dos ocupados no setor Educação Mercantil possuíam ensino superior, representando 4,8% do total de pessoas ocupadas com 12 ou mais anos de estudo no estado; ii) o trabalhador melhor remunerado tinha pós-graduação, com média salarial mensal 104% maior relativamente à dos trabalhadores com graduação e 165,8% maior com relação à média salarial dos trabalhadores com ensino médio; iii) o menor diferencial de renda média mensal entre os dois níveis intermediários de escolaridade relativamente aos demais setores da economia paranaense; e iv) dentre os demais setores, o setor educação mercantil seria o sétimo maior gerador de emprego e o segundo maior na geração de renda, no caso do aumento em um milhão de reais em sua demanda final.

Palavras-chave


Escolaridade; Emprego; Renda; Insumo-produto.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ret.v7i1.26850