Reflexões sobre o comportamento do consumidor e o cartão de crédito no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/ret.v7i2.26831Palavras-chave:
Economia comportamental, Regulação, Cartão de crédito.Resumo
Este artigo apresenta o enfoque da economia comportamental (Behavioral Economics) para o estudo da utilização de cartão de crédito pelo consumidor. Forma de pagamento mais utilizada, o cartão de crédito é o maior responsável pelo endividamento das famílias. A entrada em vigor da Resolução 3.99/2010 do Conselho Monetário Nacional e da Circular 3.52/2010 do Banco Central do Brasil, que trouxeram novas regras ao mercado, mostra que o Estado brasileiro encontra-se atento ao papel desses instrumentos financeiros. Entretanto, a análise revela que a legislação dos EUA para este mercado, particularmente o Credit Card Act, incorporou mais amplamente as contribuições da economia comportamental que a normatização brasileira.Downloads
Como Citar
Sbicca, A., & Fernandes, A. L. (2011). Reflexões sobre o comportamento do consumidor e o cartão de crédito no Brasil. Revista Economia & Tecnologia, 7(2). https://doi.org/10.5380/ret.v7i2.26831
Edição
Seção
TECNOLOGIA & INOVAÇÃO
