Reflexões sobre o comportamento do consumidor e o cartão de crédito no Brasil

Autores

  • Adriana Sbicca UFPR
  • André Luiz Fernandes UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i2.26831

Palavras-chave:

Economia comportamental, Regulação, Cartão de crédito.

Resumo

Este artigo apresenta o enfoque da economia comportamental (Behavioral Economics) para o estudo da utilização de cartão de crédito pelo consumidor. Forma de pagamento mais utilizada, o cartão de crédito é o maior responsável pelo endividamento das famílias. A entrada em vigor da Resolução 3.99/2010 do Conselho Monetário Nacional e da Circular 3.52/2010 do Banco Central do Brasil, que trouxeram novas regras ao mercado, mostra que o Estado brasileiro encontra-se atento ao papel desses instrumentos financeiros. Entretanto, a análise revela que a legislação dos EUA para este mercado, particularmente o Credit Card Act, incorporou mais amplamente as contribuições da economia comportamental que a normatização brasileira.

Biografia do Autor

Adriana Sbicca, UFPR

Doutora em Economia de Empresas pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV). Professora do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

André Luiz Fernandes, UFPR

Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharelando em Direito pela UFPR. Analista de controle do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Downloads

Como Citar

Sbicca, A., & Fernandes, A. L. (2011). Reflexões sobre o comportamento do consumidor e o cartão de crédito no Brasil. Revista Economia & Tecnologia, 7(2). https://doi.org/10.5380/ret.v7i2.26831

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO