Biocombustíveis: uma análise da evolução do biodiesel no Brasil

Autores

  • Cíntia Letícia Sallet PUC/RS
  • Augusto Mussi Alvim PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i2.26828

Palavras-chave:

Biocombustíveis, Biodiesel, Matriz energética.

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar a evolução dos biocombustíveis no Brasil, com foco no biodiesel. São apresentados e discutidos os programas e metas estabelecidos pelo Governo, a legislação existente, as matérias-primas utilizadas, a sua importância na matriz energética nacional, a sua produção, formação de preço e leilões, além de questões relevantes para a análise dos resultados obtidos a partir do lançamento do marco regulatório. As conclusões observadas são de que o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel pode ser considerado um sucesso do ponto de vista de crescimento do mercado, com a antecipação de metas de mistura, tendo a soja como principal matéria-prima. Porém, muitas questões ainda precisam evoluir, como o desenvolvimento de novas matérias-primas, de preferência não alimentícias, redução dos preços, aumento de produtividade e maior inserção social em comunidades pobres.

Biografia do Autor

Cíntia Letícia Sallet, PUC/RS

Mestre em Economia do Desenvolvimento. 

Augusto Mussi Alvim, PUC/RS

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia da PUC/RS.

Downloads

Como Citar

Sallet, C. L., & Alvim, A. M. (2011). Biocombustíveis: uma análise da evolução do biodiesel no Brasil. Revista Economia & Tecnologia, 7(2). https://doi.org/10.5380/ret.v7i2.26828

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO