Desenvolvimento financeiro e decisões de investimento das firmas brasileiras

Autores

  • Aquiles Elie Guimarães Kalatzis USP
  • Fernanda de Castro USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i3.26621

Palavras-chave:

Decisões de investimento, Desenvolvimento financeiro, Restrição financeira.

Resumo

Este artigo analisa os efeitos do desenvolvimento financeiro e das restrições financeiras nas decisões de investimento de 659 firmas brasileiras classificadas por grau de restrição financeira no período de 998 a 2006. A análise é feita a partir de uma versão do modelo acelerador do investimento estimado pelo método dos momentos generalizados (GMM). Os resultados indicam que o desenvolvimento financeiro possui um importante papel nas decisões de investimento das firmas brasileiras, ao reduzir o custo de captação de recursos externos e ao melhorar a alocação de capital na economia. Maiores níveis de desenvolvimento financeiro também se apresentam associados a uma redução no grau de restrição financeira de firmas identificadas como financeiramente restritas, ao diminuir sua dependência por fundos internos como fonte de financiamento.

Biografia do Autor

Aquiles Elie Guimarães Kalatzis, USP

Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

Fernanda de Castro, USP

Mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Como Citar

Kalatzis, A. E. G., & de Castro, F. (2011). Desenvolvimento financeiro e decisões de investimento das firmas brasileiras. Revista Economia & Tecnologia, 7(3). https://doi.org/10.5380/ret.v7i3.26621

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO