Uma nova estratégia de desenvolvimento sustentável: alguns pontos para o debate

Autores

  • Fábio Dória Scatolin UFPR
  • Marcelo Costa Misael UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i3.26618

Palavras-chave:

Estratégias de desenvolvimento, Desenvolvimento sustentável, Dissociação de recursos e de impacto.

Resumo

O presente artigo discute as diferentes estratégias de desenvolvimento adotadas pelos países emergentes desde a segunda grande guerra até 2008 e uma nova estratégia de desenvolvimento para os países de industrialização retardatária. Em uma primeira seção o objetivo é entender as características centrais destas estratégias, com destaque para seus objetivos e instrumentos. O intuito é de auxiliar a entender os pontos centrais destas estratégias bem comoseus limites. Na sequência, são discutidos alguns elementos importantes para a constituição de uma nova estratégia de desenvolvimento para os países emergentes pós-crise financeira, tendo como pressuposto a sustentabilidade da estratégia de desenvolvimento. Nesta seção, dois conceitos são introduzidos; o de dissociação dos recursos e de dissociação de impactos ambientais (decoupling). A seguir, o conceito de salto à frente (leapfrogging), diretamente relacionado à inovações tecnológica e institucional, é destacado com o intuito de dar sentido e direção ao processode crescimento e mudança estrutural necessário para o desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Fábio Dória Scatolin, UFPR

Doutor em Economia pela Universidade de Londres (UK). Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Marcelo Costa Misael, UFPR

Oceanófrago pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Como Citar

Scatolin, F. D., & Misael, M. C. (2011). Uma nova estratégia de desenvolvimento sustentável: alguns pontos para o debate. Revista Economia & Tecnologia, 7(3). https://doi.org/10.5380/ret.v7i3.26618

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO