Nota sobre os diferenciais de salários no Brasil: uma investigação empírica sob a perspectiva da Teoria da Segmentação

Autores

  • Eliane Araújo UEM
  • Adriana Evarini UEL
  • Maria de Fátima Garcia UEM
  • Elisangela Luzia Araújo UEM

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i3.26612

Palavras-chave:

Teoria da Segmentação, Mercado de trabalho, Categorias ocupacionais.

Resumo

O presente artigo empreende uma análise sobre os determinantes dos diferenciais de salários no Brasil, considerando as várias categorias ocupacionais, típicas dos segmentos primário e secundário do mercado de trabalho. São utilizados modelos de regressão quantílica, aplicados aos dados da PNAD de 2009, para aferir a importância de variáveis tais como educação, idade, cor e gênero na determinação destes diferenciais. Em consonância com a hipótese de heterogeneidade do mercado de trabalho, apontada pela Teoria da Segmentação, os resultados do artigo sugerem que: i) a educação é menos importante para determinar o rendimento naqueles segmentos de trabalho mais precários, quais sejam as categorias dos Trabalhadores dos Serviços e da Produção; ii) os coeficientes das variáveis cor e gênero apontam a existência de preconceito no mercado de trabalho, que é maior nas categorias ocupacionais com maior potencial de rendimento, isto é, os Profissionais das Ciências e das Artes e os Dirigentes; e, por fim, iii) a variável idade é a menos significativa para determinar o rendimento nas diferentes ocupações.

Biografia do Autor

Eliane Araújo, UEM

Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Adriana Evarini, UEL

Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Maria de Fátima Garcia, UEM

Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernanbuco (UFPE). Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Elisangela Luzia Araújo, UEM

Doutoranda em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Como Citar

Araújo, E., Evarini, A., Garcia, M. de F., & Araújo, E. L. (2011). Nota sobre os diferenciais de salários no Brasil: uma investigação empírica sob a perspectiva da Teoria da Segmentação. Revista Economia & Tecnologia, 7(3). https://doi.org/10.5380/ret.v7i3.26612

Edição

Seção

MACROECONOMIA