Choque de oferta, indexação e política monetária: breves considerações sobre a aceleração inflacionária recente

Autores

  • Andre de Melo Modenesi UFRJ
  • Fernando Ferrari Filho UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i3.26607

Palavras-chave:

Indexação, Inflação, Choque de Oferta, Mecanismo de transmissão da política monetária.

Resumo

O artigo analisa a aceleração recente do IPCA, procurando mostrar que ela não se refere,  genuinamente, a um fenômeno de demanda. As pressões (conjunturais) de custos e o componente (estrutural) inercial têm-se mostrado extremamente relevantes na dinâmica dos preços. Em ambos os casos, o uso da política monetária (PM) é um mero paliativo: atenua os efeitos, mas não as causas da inflação. A PM, na melhor das hipóteses, é pouco eficaz para combater esses dois elementos. Ademais, argumenta-se que o elevado sacrifício imposto pela PM torna urgente a busca de mecanismos alternativos, entre os quais destacamos: i) política tributária contracíclica, visando neutralizar o choque de preços das commodities; ii) política agrícola alicerçada em estoques reguladores para reduzir a volatilidade dos preços dos alimentos; e iii) nova rodada de desindexação da economia.

Biografia do Autor

Andre de Melo Modenesi, UFRJ

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto do Instituto de Economia da UFRJ. Diretor da Associação Keynesiana Brasileira (AKB).

Fernando Ferrari Filho, UFRJ

Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador do CNPq.

Downloads

Como Citar

Modenesi, A. de M., & Ferrari Filho, F. (2011). Choque de oferta, indexação e política monetária: breves considerações sobre a aceleração inflacionária recente. Revista Economia & Tecnologia, 7(3). https://doi.org/10.5380/ret.v7i3.26607

Edição

Seção

MACROECONOMIA