Fomentando a pesquisa de economia experimental em Universidades: a utilização de notas como incentivos não monetários

Autores

  • Felipe Wolk Teixeira IBGE
  • Gisele de Mozzi UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i4.25920

Palavras-chave:

Incentivos, Notas, Economia Experimental.

Resumo

Neste estudo é mostrada uma análise do uso de notas para estudantes como uma alternativa a incentivos monetários no estímulo à participação em pesquisas de economia experimental no Brasil. O alvo deste estudo foi um experimento com simulações de compra e venda de ações realizado com alunos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi observado um grau de interesse maior no grupo de alunos onde foram oferecidas notas em relação ao grupo sem essa remuneração. O índice de abstenção foi também inferior nas atividades com notas. Acredita-se que os resultados obtidos sejam um indicador de que o uso de notas é uma opção de incentivo para a realização de atividades experimentais.

Biografia do Autor

Felipe Wolk Teixeira, IBGE

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Gisele de Mozzi, UNISUL

Graduada em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

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Como Citar

Teixeira, F. W., & de Mozzi, G. (2011). Fomentando a pesquisa de economia experimental em Universidades: a utilização de notas como incentivos não monetários. Revista Economia & Tecnologia, 7(4). https://doi.org/10.5380/ret.v7i4.25920

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO