Investimento e estrutura de financiamento das inovações na indústria brasileira

Autores

  • Carlos Otávio Zamberlan UEMS
  • Cláudia Maria Sonaglio UEMS

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i4.25917

Palavras-chave:

Inovação, Financiamento, Dispêndio.

Resumo

A inovação é vista como um elemento importante para gerar desenvolvimento econômico através do aumento de competitividade das empresas. Este estudo objetiva verificar a evolução do dispêndio em inovação e a estrutura de financiamento das inovações na indústria brasileira com base em dados da Pesquisa de Inovação Tecnológica. Para isso utilizou-se de metodologia descritiva e da taxa geométrica de crescimento. Conclui-se que há crescimento no investimento em inovações, mas concentrado em regiões mais industrializadas, e que é importante rever a estrutura de financiamento das inovações nacionais a fim de gerar maior fomento por parte do Estado.

Biografia do Autor

Carlos Otávio Zamberlan, UEMS

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor titular da Universidade Estadualde Mato Grosso do Sul (UEMS).

Cláudia Maria Sonaglio, UEMS

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É professora da Universidade Estadual deMato Grosso do Sul (UEMS). 

Downloads

Como Citar

Zamberlan, C. O., & Sonaglio, C. M. (2011). Investimento e estrutura de financiamento das inovações na indústria brasileira. Revista Economia & Tecnologia, 7(4). https://doi.org/10.5380/ret.v7i4.25917

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO