O papel do capital humano no crescimento: uma análise espacial para o Brasil

Autores

  • Ariene da Silva Salgueiro UFPR
  • Luciano Nakabashi UFPR
  • Diogo de Prince FGV/SP

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i4.25911

Palavras-chave:

Crescimento, Econometria Espacial, Fatores de Produção.

Resumo

O presente trabalho investiga o papel do espaço e dos fatores de produção no crescimento dos municípios brasileiros entre 1991 e 2000. O estudo abarca os modelos de Solow-Swan (1956) e Mankiw, Romer e Weil (MRW) (1992). Os resultados obtidos foram de que a presença de correlação espacial é confirmada pelo teste do I de Moran, e que os capitais físico e humano são relevantes para explicar o crescimento econômico. 

Biografia do Autor

Ariene da Silva Salgueiro, UFPR

Economista pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Luciano Nakabashi, UFPR

Doutor em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador do CNPq.

Diogo de Prince, FGV/SP

Mestre pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Doutorando pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Downloads

Como Citar

Salgueiro, A. da S., Nakabashi, L., & de Prince, D. (2011). O papel do capital humano no crescimento: uma análise espacial para o Brasil. Revista Economia & Tecnologia, 7(4). https://doi.org/10.5380/ret.v7i4.25911

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO