Open Journal Systems

INTELIGÊNCIA INDUZ ATEÍSMO? CRÍTICA AO ARTIGO DE LYNN SOBRE INTELIGÊNCIA E RELIGIOSIDADE

Luis Henrique Piovezan

Resumo


A relação entre a menor capacidade intelectual e a maior religiosidade é a base para teorias que indicam o Ateísmo como uma decisão mais racional que a Religião. Este artigo analisa um dos artigos que apresenta este argumento, verificando suas premissas e revisando as estatísticas elaboradas. A partir desta revisão, não foi encontrada esta relação. Foram procuradas outras formas de buscar esta relação e não foram encontradas. A conclusão é de que a maior Inteligência não leva ao Ateísmo. Com isso, se permite a abertura do diálogo entre Ateísmo e Religiosidade.


Palavras-chave


Ateísmo, Inteligência, Religiosidade

Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, T. (2003). Suma Teológica, p. I, q. 1, a. 8. Edições Loyola.

BELL, P. (2002). Would you believe it? Mensa Magazine. Citado por LYNN et al. (2009).

BERHANU, G. (2011). Academic Racism: Lynn‘s and Kanazawa‘s Ill-considered Theory of Racial Differences in Intelligence. Education Review.v.14, n.12.

BROCKHOUSE, C. A. (2011). Biologist’s Perspective on Science and the Catholic Intellectual Tradition. In: O'KEEFE, J.J., MERYS, G. e KEEGAN, B. (2011). Journal of Religion & Society Suplemento 6, p. 95-101.

ÇAĞLAR, M.E. (2020). Why does intellectuality weaken faith and sometimes foster it? Humanities and Social Sciences Communications, v.7, artigo 88.

CHEYNE, J.A. (2009). Atheism rising: Intelligence, science, and the decline of belief. Skeptic, v.15, n.2.

COSTA NETO, P.L.O. (1977). Estatística. Edgard Blucher.

CRIBARI-NETO, F. e SOUZA, T.C. (2013). Religious belief and intelligence: Worldwide evidence. Intelligence, v.41, p. 482–489.

DAWKINS, R. (2007). Deus, um delírio. São Paulo, Companhia das Letras.

DUTTON, E., MADISON, G. e LYNN, R. (2016). Demographic, economic, and genetic factors related to national differences in ethnocentric attitudes. Personality and Individual Differences, v.101, p. 137–143.

FLORES-MENDOZA, C.E., NASCIMENTO, E., CASTILHO, A.V. (2002). A crítica desinformada aos testes de inteligência. Revista Estudos de Psicologia, v.19, n.2, p. 17-36.

GANZACH, Y., ELLIS, S. E GOTLIBOVSKI, C. (2013). On intelligence education and religious beliefs. Intelligence, n.41, p.121–128.

GERVAIS, W.M. e NORENZAYAN, A. (2012). Analytic Thinking Promotes Religious Disbelief. Science, v.336, p.493.

GIANNETTI, E. (2005). Autoengano. Companhia das Letras.

HAMPSHIRE, A., HIGHFIELD, R.R., PARKIN, B.L., OWEN, A.M. (2012). Fractionating Human Intelligence. Neuron, n.76, p.1225–1237.

HARRISON, P. (2014). Ciência e Religião. Ideias & Letras.

KANAZAWA, S. (2010). Why liberals and atheists are more intelligent? Social Psychology Quarterly, n.73, p.33–57.

KANT, I. (2017). A Religião nos limites da Simples Razão. La Fonte.

KAUFMAN, J. (2018). Creativity as a Stepping Stone toward a Brighter Future. Journal of Intelligence, v.6, n.21.

KOSLOWSKI, A. e SANTOS, V. (2016). Revisão do conceito de “ateísmo” na literatura contemporânea. Sapere Aude, v.7, n.14, p. 810-826.

KRUEGER, J. (2013). The Road to Disbelief: A Study of the Atheist De-Conversion Process. UW-La Crosse Journal of Undergraduate Research, v.16.

LEGG, S. e HUTTER, M. (2007). A Collection of Definitions of Intelligence. Advances in Artificial General Intelligence: Concepts, Architectures and Algorithms. v.157.

LYNN R. e VANHANEN, T. (2012). Intelligence: A Unifying Construct for the Social Sciences. Ulster Institute for Social Research.

LYNN, R., HARVEY, J. e NYBORG, H. (2009). Average intelligence predicts atheism rates across 137 nations, Intelligence, n.37, p.11-15.

MCGRATH, A. (2005). Has Science eliminated God? – Richard Dawkins and the Meaning of Life Science & Christian Belief, v.17, n.2, p. 115–135.

MEISENBERG, G., RINDERMANN, H., PATEL, H., WOODLEY, M.A. (2012). Is it smart to believe in God? The relationship of religiosity with education and intelligence. Temas em Psicologia, v.20, n.1, p.101-121.

MINOIS, G. (2014). História do Ateísmo: os descrentes no mundo ocidental, das origens aos nossos dias. São Paulo, Editora UNESP.

NIST/SEMATECH e-Handbook of Statistical Methods (2013). Disponível em: . Página: 4.4.4. How can I tell if a model fits my data? Disponível em: . Acessado em 14/07/2021.

NORENZAYAN, A. e GERVAIS, W.M. (2013). The origins of religious disbelief. Trends in Cognitive Sciences. v. 17, n.1.

NYBORG, H. (2009). The intelligence–religiosity nexus: A representative study of white adolescent Americans. Intelligence n. 37, p. 81–93.

OLIVEIRA, T. (2007). Origem e memória das universidades medievais: a preservação de uma instituição educacional. Varia História, v.23, n.37, p.113-129.

PAINE, S.R. (2010). Fundamentalismo ateu contra fundamentalismo religioso. Horizonte, v. 8, n. 18, p. 9-26.

PANOFSKY, A., DASGUPTA, K. e ITURRIAGA, N. (2020). How White nationalists mobilize genetics: From genetic ancestry and human biodiversity to counterscience and metapolitics. American Journal of Physical Anthropology, v. 175.

PATTO, M.H.S. (1997). Para uma crítica da razão psicométrica. Psicologia USP, v.8, n.1.

PNUD (2021). Índice de Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Brasil. Disponível em . Acessado em 14/07/2021.

QUILLEN, E. (2015). Discourse Analysis and the Definition of Atheism. Science, Religion & Culture. v.2, n.3, p.25-35.

REICH, K.H. (2008). Science-and-Religion/Spirituality/Theology Dialogue: what for and by whom? Zygon, v.43, n.3, p.705-718.

RICHARDSON, K. (2002). What IQ Tests Test. Theory & Psychology, v.12, n.3, p. 283–314.

ROSER, M. e ORTIZ-OSPINA, E. (2013). Tertiary Education. Our World in Data. Disponível em . Acessado em 22/07/2021.

ROSER, M. (2013). Economic Growth. Our World in Data. Disponível em . Acessado em 22/07/2021.

ROSER, M. (2014). Human Development Index (HDI). Our World in Data. Disponível em . Acessado em 22/07/2021.

RUSSELL, B. (1957). Why I am not a Christian. In: RUSSELL, B. (1957). Why I am not a Christian and other essays on religion and related subjects. Taylor and Francis e-Library, p.1-19. Republicação de 2005.

SCHNEIDER, W.J. e NEWMAN, D.A. (2015). Intelligence is multidimensional: Theoretical review and implications of specific cognitive abilities. Human Resource Management Review, n.25, p. 12–27.

SILVA, J.A., SANTOS, R.C. (2013). Bem-Estar Subjetivo, Educação, Inteligência e Religião. Temas em Psicologia, v.21, n.2, p.519-523.

SMITH, J.M. (2011). Becoming an Atheist in America: Constructing Identity and Meaning from the Rejection of Theism. Sociology of Religion, v.72, n.2, p.215-237.

SPICA, M.A. (2018). Pluralidade e diálogo inter-religioso: possibilidades e limites das atuais abordagens pluralistas. Trans/Form/Ação, v.41, n.4, p.135-154.

STANTFORD ENCYCLOPEDIA OF PHILOSOPHY. (2018). Atheism and Agnosticism. Disponível em . Consultado em 14/08/2021.

STEMPEL, J.D. (2010). Religion and International Intelligence. Regent’s Park Conference on Religion & International Relations.

STEMPEL, J.D. (2004). The Impact of Religion on Intelligence. ISA 2004, Montreal.

STOLZ. J. (2020). Secularization theories in the twenty-first century: Ideas, evidence, and problems. Social Compass v.67, n.2, p.282-308.

STRICKLAND, L. (2018). The problem of religious evil: Does belief in god cause evil? International Journal of Philosophy of Religion, n.84, p.237–250.

WALTERS, K. (2015). Ateísmo: um guia para crentes e não crentes. Paulinas.

WHITE, S.H. (2000). Conceptual foundations of IQ testing. Psychology, Public Policy and Law, v.6, n.1, p.33-43.

WILLARD, A.K. e NORENZAYAN, A. (2013). Cognitive biases explain religious belief, paranormal belief, and belief in life’s purpose. Cognition, n.129, p.379–391.

WINSTON, A.S. (2020). Scientific Racism and North American Psychology. Psychology, Oxford Research Encyclopedias.

ZUCKERMAN, P. (2007). Atheism: contemporary numbers and patterns. In: MARTIN, M. (Ed.) (2007). The Cambridge Companion to Atheism. Cambridge: Cambridge University Press.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v11i1.83309