PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE ESPIRITUALIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v10i1.79694

Palavras-chave:

educação, espiritualidade, fenomenologia, humanização.

Resumo

A espiritualidade é um termo polissêmico e caro para a cultura brasileira, demanda uma diversidade de estudos para descrevê-la e situá-la na área da educação. Assim, este artigo buscour a dinâmica como as pesquisas brasileiras articulam a espiritualidade na educação a fim de prazer a esta dinâmica pela perspectiva fenomenológica. Para isso, os dados foram alterados com revisão bibliográfica e análise com análise mista; pela abordagem abrangente se extraiu as regularidades dos dados variáveis de frequência, título, campo, objeto, palavras-chave e resumo; pela abordagem qualitativa, compôs-se a leitura crítica do material. Nesse sentido, o texto remonta uma crítica fenomenológica do material levantado a partir da revisão bibliométrica, esta que teve como fonte de pesquisa as bibliotecas eletrônicas do Portal de Periódicos Capes/MEC, Google Scholar, IBICT e BASE. A pesquisa, um crescimento constante do número de pesquisas, principalmente a partir de 2007; a área de pesquisa da saúde tem forte impacto nas publicações; e, os principais objetos de pesquisa são: formação humana, saúde e ética.

Biografia do Autor

Jerry Adriano Raimundo, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitibam Paraná

Doutorando em Educação (UFPR). Professor do Ensino Fundamental (PMC). Mestre em Educação (UFPR).

Adriano Furtado Holanda, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná.

Professora do Departamento de Psicologia e no Doutorado da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno) – UFPR.

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

Raimundo, J. A., & Holanda, A. F. (2021). PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE ESPIRITUALIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA. Revista Relegens Thréskeia, 10(1), 96–117. https://doi.org/10.5380/rt.v10i1.79694

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Seção Temática