PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE ESPIRITUALIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v10i1.79694Palavras-chave:
educação, espiritualidade, fenomenologia, humanização.Resumo
A espiritualidade é um termo polissêmico e caro para a cultura brasileira, demanda uma diversidade de estudos para descrevê-la e situá-la na área da educação. Assim, este artigo buscour a dinâmica como as pesquisas brasileiras articulam a espiritualidade na educação a fim de prazer a esta dinâmica pela perspectiva fenomenológica. Para isso, os dados foram alterados com revisão bibliográfica e análise com análise mista; pela abordagem abrangente se extraiu as regularidades dos dados variáveis de frequência, título, campo, objeto, palavras-chave e resumo; pela abordagem qualitativa, compôs-se a leitura crítica do material. Nesse sentido, o texto remonta uma crítica fenomenológica do material levantado a partir da revisão bibliométrica, esta que teve como fonte de pesquisa as bibliotecas eletrônicas do Portal de Periódicos Capes/MEC, Google Scholar, IBICT e BASE. A pesquisa, um crescimento constante do número de pesquisas, principalmente a partir de 2007; a área de pesquisa da saúde tem forte impacto nas publicações; e, os principais objetos de pesquisa são: formação humana, saúde e ética.
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