A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA EM SOCIOLOGIA: AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA

Autores

  • Tamara Vieira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v9i1.74370

Palavras-chave:

Lei nº 10.639/03, ensino de Sociologia, livros didáticos, religiões de matriz africana, Racismo.

Resumo

Há mais de quinze anos foi aprovada a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira foi aprovada em 2003 (Lei nº 10.639) no currículo de todas as disciplinas que compõem a Educação Básica. O que significou o reconhecimento da ausência do negro enquanto produtor de saber e portador de uma história. Assim, nos restringimos ao modo como a história e cultura africana é inserida no ensino de Sociologia, e para isso, nos detemos sobre o modo em que as religiões de matriz africana estão sendo abordados pelos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD 2018 . Foi possível identificar que ao abordar as religiões de matiz africana, o debate se restringe ao candomblé e a umbanda, que são observadas no âmbito da diversidade de religiões existentes no Brasil e sua contextualização no âmbito da formação da cultura nacional. Neste sentido, há muito ainda a ser feito para o debate da intolerância religiosa, bem como, do racismo brasileiro.

Biografia do Autor

Tamara Vieira, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2020). Especialização em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Norte do Paraná (2011). Graduação (Licenciatura e Bacharel) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2014 e 2018) e Graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2010). É pesquisadora colaboradora no projeto de extensão Práxis Itinerante Unidade Vista Bela, o qual objetiva valorizar a Educação Básica e Pública, frisando a participação e importância Ciências Humanas no Currículo Escolar, contribuindo com o protagonismo das juventudes na conquista de direitos e no exercício pleno da cidadania. Atualmente está como professora de Sociologia na Educação Básica (SEED PR). Atuando principalmente nos seguintes temas: Escravidão e Processo de sua Abolição no Brasil, Estudos Afro-Brasileiros, Ensino de Sociologia, Política Nacional de Livros Didáticos, Educação das Relações Étnico-Raciais e Racismo. (Fonte:http://lattes.cnpq.br/9379396676613263. Acessado em 25/01/2021.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Vieira, T. (2020). A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA EM SOCIOLOGIA: AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA. Revista Relegens Thréskeia, 9(1), 161–180. https://doi.org/10.5380/rt.v9i1.74370

Edição

Seção

Artigos