TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO E AS NOVAS SOCIOLOGIAS: PROVOCAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DE ANTHONY GIDDENS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v9i1.73429Palavras-chave:
Ação, Estrutura, atores sociais.Resumo
A pesquisa, de caráter bibliográfico, apresenta uma síntese das principais contribuições da chamada teoria da estruturação do sociólogo inglês Anthony Giddens para as ciências sociais, elaborada a partir de influências teóricas que ele recebeu ao longo de sua trajetória acadêmica, como pesquisador social. No primeiro momento, o trabalho recapitula, de modo breve, as principais contribuições do pensador para a explicação da vida social moderna, a partir de duas categorias analíticas que ele chamou de ação e estrutura, procurando entender como ocorre a participação dos atores sociais no contexto de mudanças da sociedade. Na sequência, serão apresentadas as possibilidades de abordagem de sua teoria, confrontando os principais limites de sua abordagem teórica, haja vista que toda teoria sociológica está, de algum modo, aberta a críticas e a revisões constantes, como atestam seus escritos.
Referências
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
CORCUFF, Philippe. As Novas Sociologias: construções da realidade social. Tradução de Viviane Ribeiro. Bauru, São Paulo: editora EDUSC, 2001.
DOMINGUES, José Maurício. Teorias Sociológicas no Século XX. 2ª edição. Rio de Janeiro
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Tradução de Raul Fiker. – São Paulo: Editora UNESP, 1991.
GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade: sexualidade, amor, e erotismo nas sociedades modernas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6ª ed. Tradução de Alexandra Figueiredo Ana Patrícia Duarte Baltazar Catarina Lorga da Silva Patrícia Matos Vasco Gil. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
ORTNER, Sherry B.. Subjetividade e crítica cultural. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n. 28, p. 375-405, jul./dez. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).