UM ESTUDO SOBRE ATEÍSMO NO ANARQUISMO: ANÁLISE DA PEÇA TEATRAL “O SEMEADOR”, DE AVELINO FÓSCOLO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v9i2.72993

Palavras-chave:

Ateísmo anarquista, Avelino Fóscolo, O semeador, teatro.

Resumo

Esta pesquisa problematiza um ateísmo anarquista por meio da literatura, mais precisamente a peça O semeador, de Avelino Fóscolo. Essa reflexão pontual está inserida dentro dos estudos mais amplos sobre o movimento social ateu, sendo esta manifestação considerada como da vertente revolucionária. A obra foi analisada com base em quatro temas: Deus (como a divindade católica é retratada?), Vigário (como ele é apresentado na peça?), Religião (como princípios religiosos são retratados?) e Fiel (Como é retratado um religioso?). Os resultados apontaram para um enredo pautado no ateísmo de aposta: deus aparece como um engano que serve exclusivamente para manter a desigualdade, e isso fica demonstrado a posteriori se a revolução ocorre.

Biografia do Autor

Ricardo Cortez Lopes, Professor Assistente na Universidade Aberta do Brasil (Polo Sapucaia do Sul)

Ricardo Cortez Lopes ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul no primeiro semestre do ano de 2007. Em 2011 ingressou no Núcleo de Estudos da Religião no primeiro semestre. Atualmente encontra-se pesquisando na área de Sociologia (Mestrado), com relação às moralidades religiosas e atéias no ambiente universitário. Possui pesquisas na área de Sociologia da Moral (morais atéia e religiosa), Teorias da Secularização, Ateísmo, Movimento Social Ateu, Modernidade, Pós-Modernidade, Teoria Sociológica, Teoria do Conhecimento e Pensamento Político-Religioso. Interessa-se também pela área de Ensino de Sociologia, na qual atua na condição de professor, com experiência em nível básico e em nível superior. (Fonte:http://lattes.cnpq.br/0168878682156505. Acessado em 27/01/2021)

Lis Yana de Lima Martinez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestre em Estudos de Literatura (linha de pesquisa Teoria, Crítica e Comparatismo) do Programa de Pós-graduação em Letras Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Especialista em Literatura Contemporânea pelo Centro Universitário UniDomBosco. Sua pesquisa se concentra em estudos sobre Midialidade, Intermidialidade e transmidialidade, especialmente nas temáticas de Meia-Realidade, Ficção Interativa, Remidiação, Criação e Adaptação em Literatura, Cinema e Video Games. Também tem publicações nas áreas de literatura fantástica, mitológica e epistolar. Atualmente, é Bolsista CNPQ. É formada em Letras pela UFRGS (2015), com ênfase em Língua Inglesa e suas Literaturas. Em 2021, organizou o livro Mídias, intermídias e transmídias: os diálogos e as transformações das últimas quatro décadas, pela Editora Inovar . Em 2019, lançou seu livro Personagens: entre o literário, o midiático e o social publicado pela editora Viseu juntamente com o sociólogo Ricardo Cortez Lopes. Seu nome é citado, preferencialmente, como MARTINEZ, L. Yana L. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/3289410998497809. Acessado em 27/01/2021)

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Publicado

2020-11-19

Como Citar

Lopes, R. C., & Martinez, L. Y. de L. (2020). UM ESTUDO SOBRE ATEÍSMO NO ANARQUISMO: ANÁLISE DA PEÇA TEATRAL “O SEMEADOR”, DE AVELINO FÓSCOLO. Revista Relegens Thréskeia, 9(2), 64–87. https://doi.org/10.5380/rt.v9i2.72993

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Seção Temática