A “VIRADA PROFÉTICA”: O PAPA FRANCISCO E OS MOVIMENTOS POPULARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v8i2.71137

Palavras-chave:

Papa Francisco, profetismo, movimentos populares, América Latina.

Resumo

No pontificado do Papa Francisco tem sido recorrente, nas ações e mensagens, uma inédita sensibilidade para com população social e economicamente mais vulnerável. Diferente de João Paulo II, que ao longo de seus quase 27 anos de pontificado dedicou importantes esforços a deslegitimar a Teologia da Libertação e desmontar a prática pastoral articulada em torno das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Francisco, em poucos anos, consolidou uma preferencial interlocução com os “movimentos populares” do sul do mundo. Este artigo analisa essa interlocução tomando como referência os três encontros mundiais com os movimentos populares promovidos por Francisco. Revisa-se aspectos centrais da “Teologia do povo” presente no pensamento do Francisco anterior a seu pontificado. Defende-se a hipótese de que Francisco consolida uma retomada profética de preocupação pelos mais vulneráveis. Discute-se também, a partir das recentes teorias dos novos movimentos sociais, o sentido e abrangência dos “movimentos populares” com os quais Francisco abriu interlocução direta. A constante referência de Francisco às periferias é avaliada em diálogo com o pensamento de Henri Desroche.

Biografia do Autor

Paulo Barrera Rivera, Universidade Metodista de São Paulo

Possui graduação em Ciências da Religião - Universidad Nacional de Heredia (1987), Licenciado em Estudos Latino-americanos na Faculdade de Filosofia e Letras da - Universidad Nacional de Heredia (1990) e Doutorado em Ciências Sociais e Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1999). Entre os anos de 1997 e 1998 fez estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris e entre 1999 e 2002 realizou pesquisa de pós-doutorado com financiamento da FAPESP. Atualmente é professor titular e Pesquisador da Universidade Metodista de São Paulo no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião na área de concentração em Ciências Sociais e Religião, professor da graduação em Ciências Sociais e Direito da mesma universidade e integrante do Núcleo de Educação em Direitos Humanos. Tem experiência na docência e pesquisa na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia dos Protestantismos, atuando principalmente nos seguintes temas: modernidade, América Latina, periferia urbana, pentecostalismos, protestantismos e evangélicos e política. É Pesquisador da FAPESP e Coordena o Grupo de Pesquisa Religião e Periferia na América Latina (REPAL). Participa regularmente de Congressos Nacionais e Internacionais e é sócio da Société Internacional de Sociologie des Religions, da Associação de Cientistas Sociais da Religião do Cone Sul e da Associação Brasileira de História das religiões. É editor da revista científica Estudos de Religião. Tem orientado dezenas de teses de mestrado e doutorado. É sido professor visitante de Emory University (Atlanta), da Universidad de La Habana, da Universidade Estadual de Belém e da Universidade Estadual do Paraná, entre outras. è autor (e coautor) de vários livros, dezenas de capítulos e artículos entre os que se destacam "Tradição, transmissão e emoção religiosa. Sociologia do protestantismo contemporâneo na América Latina" (2001 e 2010). Entre suas publicações mais recentes se destacam: Pentecostalism in Urban Periphery in Latin America (2018) e Patrimonialismo Pentecostal: Novo patamar das relações entre religião e política no Brasil recente (2019). (Fonte:http://lattes.cnpq.br/5897236070170395. Acessado em 24/01/2021)

Rogério Pamponet, Universidade Metodista de São Paulo

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (1994), graduação em Bacharelado emTeologia - Ateneu Pontífício Regina Apostolorum - Roma (1997), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2013) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2018). Atualmente é docente da Prefeitura Municipal de Cabo Frio e docente no Colégio São José, Niterói. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Doutrina Social, atuando principalmente nos seguintes temas: catolicismo, profetismo, papa Francisco e fundamentalismos. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/1834061321610756. Acessado em 24/01/2021)

Referências

ALONSO Ángela, “As Teorias dos movimentos sociais: um balanço do debate” in Lua Nova, n 76, 2009

BASTIDE, Roger. O sagrado selvagem e outros ensaios, São Paulo, Companhia das letras, 2006

BRIGHENTI, Argenor. Os Desafios para Igreja no Século XXI. SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA, Pindamonhangaba, SP, 19 de maio de 2007. Disponível em < http://www.cefep.org.br/wp/wp-content/uploads/2017/09/osdesafios.doc>. Acesso em setembro de 2018.

CAMACHO, Daniel e MENJÍVAR, Rafael. Los Movimientos Populares en América Latina. Cidade do México, Siglo XXI Editores, 2005.

CHAUMEIL, Jean-Pierre. Voir, Savoir, Pouvoir. La Chamanismo chez les Yaguas du Nord-Est Péruvien, Paris, EHESS, 1983

COMBLIN, José. Sinais dos Novos Tempos, 40 anos depois do Vaticano II. In MOREIRA, A. da S. et al. A primavera interrompida. O projeto Vaticano II num impasse. Livros digitais Koinonia, vol. II, 2006. Disponível em <http://www.servicioskoinonia.org/LibrosDigitales/LDK/LDK2.pdf>. Acesso em setembro de 2017.

CUDA, Emilce. Para leer a Francisco: teología, ética y política - 1a ed . - Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Manantial, 2016.

DESROCHE, Henri. Dicionário de Messianismos e Milenarismos. São Bernardo do Campo, Umesp, 2000.

DESROCHE, Henri. Signification du marxisme. Paris, Éditions Ouvrières, 1949.

DESROCHE, Henri. Sociologia da esperança. São Paulo, Paulinas, 1985 a.

DUVIOLS Pierre, La lutte contre les religions autochtones dans le Pérou. Lima, Instituto Frances de Estudos Andinos,1971

FRANCISCO, Papa. Evangelii Gaudium. São Paulo, Paulinas, 2013.

FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Si: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo. Paulinas, 2015.

FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos Participantes do Encontro Mundial dos Movimentos Populares. Coleção Sendas. Edições CNBB. Volumes 1 e 4, 2015. Volume 8, 2016.

GOHN, Maria da Glória. TEORIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. Paradigmas Clássicos e Contemporâneos. São Paulo, Loyola, 1997.

MENDONÇA, A.G. A experiência religiosa e a institucionalização da religião. ESTUDOS AVANÇADOS, 18 (52), 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v18n52/a04v1852.pdf Acesso em setembro de 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo, Editora Cortez, 2010.WACHTEL Nathan, Deuses e Vampiros. De volta a Chipaya, São Paulo, Unesp, 1997.

WEBER, Max, A Ética protestante e o espírito do capitalismo, São Paulo, Companhia das Letras, 2004.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Volume 1. Brasília, Ed Unb, 1991.

Downloads

Publicado

2020-01-21

Como Citar

Rivera, P. B., & Pamponet, R. (2020). A “VIRADA PROFÉTICA”: O PAPA FRANCISCO E OS MOVIMENTOS POPULARES. Revista Relegens Thréskeia, 8(2), 01–23. https://doi.org/10.5380/rt.v8i2.71137

Edição

Seção

Artigos