Open Journal Systems

A “VIRADA PROFÉTICA”: O PAPA FRANCISCO E OS MOVIMENTOS POPULARES

Paulo Barrera Rivera, Rogério Pamponet

Resumo


No pontificado do Papa Francisco tem sido recorrente, nas ações e mensagens, uma inédita sensibilidade para com população social e economicamente mais vulnerável. Diferente de João Paulo II, que ao longo de seus quase 27 anos de pontificado dedicou importantes esforços a deslegitimar a Teologia da Libertação e desmontar a prática pastoral articulada em torno das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Francisco, em poucos anos, consolidou uma preferencial interlocução com os “movimentos populares” do sul do mundo. Este artigo analisa essa interlocução tomando como referência os três encontros mundiais com os movimentos populares promovidos por Francisco. Revisa-se aspectos centrais da “Teologia do povo” presente no pensamento do Francisco anterior a seu pontificado. Defende-se a hipótese de que Francisco consolida uma retomada profética de preocupação pelos mais vulneráveis. Discute-se também, a partir das recentes teorias dos novos movimentos sociais, o sentido e abrangência dos “movimentos populares” com os quais Francisco abriu interlocução direta. A constante referência de Francisco às periferias é avaliada em diálogo com o pensamento de Henri Desroche.


Palavras-chave


Papa Francisco; profetismo; movimentos populares; América Latina.

Texto completo:

PDF

Referências


ALONSO Ángela, “As Teorias dos movimentos sociais: um balanço do debate” in Lua Nova, n 76, 2009

BASTIDE, Roger. O sagrado selvagem e outros ensaios, São Paulo, Companhia das letras, 2006

BRIGHENTI, Argenor. Os Desafios para Igreja no Século XXI. SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA, Pindamonhangaba, SP, 19 de maio de 2007. Disponível em < http://www.cefep.org.br/wp/wp-content/uploads/2017/09/osdesafios.doc>. Acesso em setembro de 2018.

CAMACHO, Daniel e MENJÍVAR, Rafael. Los Movimientos Populares en América Latina. Cidade do México, Siglo XXI Editores, 2005.

CHAUMEIL, Jean-Pierre. Voir, Savoir, Pouvoir. La Chamanismo chez les Yaguas du Nord-Est Péruvien, Paris, EHESS, 1983

COMBLIN, José. Sinais dos Novos Tempos, 40 anos depois do Vaticano II. In MOREIRA, A. da S. et al. A primavera interrompida. O projeto Vaticano II num impasse. Livros digitais Koinonia, vol. II, 2006. Disponível em . Acesso em setembro de 2017.

CUDA, Emilce. Para leer a Francisco: teología, ética y política - 1a ed . - Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Manantial, 2016.

DESROCHE, Henri. Dicionário de Messianismos e Milenarismos. São Bernardo do Campo, Umesp, 2000.

DESROCHE, Henri. Signification du marxisme. Paris, Éditions Ouvrières, 1949.

DESROCHE, Henri. Sociologia da esperança. São Paulo, Paulinas, 1985 a.

DUVIOLS Pierre, La lutte contre les religions autochtones dans le Pérou. Lima, Instituto Frances de Estudos Andinos,1971

FRANCISCO, Papa. Evangelii Gaudium. São Paulo, Paulinas, 2013.

FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Si: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo. Paulinas, 2015.

FRANCISCO, Papa. Discurso do Papa Francisco aos Participantes do Encontro Mundial dos Movimentos Populares. Coleção Sendas. Edições CNBB. Volumes 1 e 4, 2015. Volume 8, 2016.

GOHN, Maria da Glória. TEORIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. Paradigmas Clássicos e Contemporâneos. São Paulo, Loyola, 1997.

MENDONÇA, A.G. A experiência religiosa e a institucionalização da religião. ESTUDOS AVANÇADOS, 18 (52), 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v18n52/a04v1852.pdf Acesso em setembro de 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo, Editora Cortez, 2010.WACHTEL Nathan, Deuses e Vampiros. De volta a Chipaya, São Paulo, Unesp, 1997.

WEBER, Max, A Ética protestante e o espírito do capitalismo, São Paulo, Companhia das Letras, 2004.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Volume 1. Brasília, Ed Unb, 1991.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v8i2.71137