Open Journal Systems

REPRESENTAÇÕES DO CONSERVADORISMO CONTEMPORÂNEO: O PENSAMENTO POLÍTICO DE ANTÔNIO FERREIRA PAIM

José Wilson Assis Neves Junior

Resumo


Este artigo teve o objetivo de analisar o pensamento político do filósofo brasileiro Antônio Ferreira Paim, enquanto um dos principais representantes contemporâneos do pensamento conservador brasileiro. Foram intencionalmente selecionadas três obras do autor, sendo elas: As Filosofias Nacionais, Momentos Decisivos na História do Brasil e Liberdade Acadêmica e Opção Totalitária. As fontes foram abordadas pelo método materialista histórico-dialético de matriz lukácsiana, visando, assim, apreender ontologicamente o cerne político-ideológico de suas formulações filosóficas. O trabalho se encontra dividido em três momentos, a classificação do posicionamento de classe assumido pelo autor frente à realidade nacional, a análise da forma como Paim compreende o processo de transformação social (a partir da dinâmica de mudança que decorre das relações entre infraestrutura e superestrutura) e a identificação do projeto de porvir que fundamenta suas formulações filosóficas. A pesquisa identificou a forma como sua perspectiva liberal culturalista flerta, em vários momentos, com correntes positivistas e tradicionalistas (especialmente no que tange ao catolicismo). Destacou-se, ainda, a propensão do autor em recorrer ao racionalismo formal como método para elencar elementos específicos de conjunturas históricas para defender suas pretensões político-ideológicas. Por fim, indica-se o projeto de porvir de um modelo político-econômica pautado nas privatizações neoliberais e no pluralismo político controlado.


Palavras-chave


Pensamento político brasileiro; conservadorismo; política contemporânea; ideologias.

Texto completo:

PDF

Referências


COUTINHO, Carlos Nelson. O Estruturalismo e a Miséria da Razão. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

CZAJKA, Rodrigo. Praticando delitos, formando opinião: intelectuais, comunismo e repressão no Brasil (1958-1968). Tese de Doutorado em Sociologia. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 2009.

DEO, Anderson. A Consolidação da Social Democracia no Brasil: forma tardia de dominação burguesa nos marcos do capitalismo de extração prussiano-colonial. Tese de Doutorado em Ciências Sociais. Marília: Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), 2011.

EVANGELISTA, João E. Crise do marxismo e irracionalismo pós-moderno. São Paulo: Editora Cortez, 1992.

LÖWY, Michael. A Guerra dos Deuses: Religião e Política na América Latina. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

LÖWY, Michael. Conservadorismo e extrema-direita na Europa e no Brasil. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 124, p. 652-664, dezembro de 2015.

LUKÁCS, Georg. Introdução a uma estética marxista: sobre a particularidade como categoria estética. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

LUKÁCS, Georg. The destruction of reason. Whitstable: Whitstable Litho Ltd, 1981.

LUKÁCS, Georg. Para a ontologia do ser social. volume 14. Maceió: Coletivo Veredas, 2018.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Ideologia Alemã. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

MAZZEO, Antônio C. Sinfonia Inacabada: a política dos comunistas no Brasil. São Paulo: Boitempo Editorial, 1999.

MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014.

NEVES JR, José W. A. Novas fontes para compreender a censura prévia militar: uma análise do arquivo censurado do jornal católico O São Paulo (1972-1978). Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais. Londrina: Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2016.

PAIM, Antônio F. Liberdade Acadêmica e Opção Totalitária: um debate memorável. Rio de Janeiro: Editora Arte Nova, 1979.

PAIM, Antônio F. Momentos decisivos da História do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

PAIM, Antônio F. As Filosofias Nacionais. 3ª edição revisada e ampliada. Londrina: Instituto de Humanidades, 2007.

PAULO NETTO, José. Posfácio. In: COUTINHO, Carlos Nelson. O Estruturalismo e a Miséria da Razão. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

SILVA, Golbery do Couto e. Geopolítica e Poder. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v8i2.69329