Open Journal Systems

IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE E A RELIGIOSIDADE DOS ASSISTENTES SOCIAIS

Claudia Neves da Silva, Patrícia Vicente Dutra

Resumo


O presente texto busca, de forma sucinta, tratar sobre os aspectos relacionados à compreensão do fenômeno religioso no interior do Serviço Social brasileiro, especificamente sobre a religiosidade de assistentes sociais, tendo como ponto de partida os estudos de Stuart Hall sobre identidade e pós-modernidade, além das demais referências obtidas com a pesquisa sobre o tema. Será possível observar que, obviamente de forma não exclusiva, partícipes de uma sociedade que emprega entre suas características a dificuldade de seus indivíduos em construir e estabelecer de forma clara sua própria identidade, os profissionais de Serviço Social apresentam suas identificações religiosas e por vezes utilizam de sua fé como um recurso à prática profissional.

Palavras-chave


Serviço Social; identidade; religião; pós-modernidade.

Texto completo:

PDF

Referências


DUTRA, Patrícia Vicente. Manifestações sociorreligiosas dos assistentes sociais e suas repercussões imediatas nas práticas laborais do tempo presente ao Oeste do Paraná. 2017. 80 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2017.

DUTRA, Patrícia Vicente. Religião, Religiosidade e Serviço Social: um estudo sobre a presença da religião e da religiosidade na prática profissional do Serviço Social na atualidade. 2012. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual de Londrina: Londrina, 2012.

FOLLMANN, José Ivo. O mundo das religiões e religiosidades: alguns números e apontamentos para uma reflexão sobre novos desafios. In: SCARLATELLI, Cleide Cristina da Silva. STRECK, Danilo Romeu.

FOLLMANN, José Ivo. (orgs). Religião, Cultura e educação. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro. DP&A, 2006-2011.

KOBAYASI, Susana. Religião e Serviço Social: As manifestações religiosas dos estudantes no cotidiano da sala de aula. Londrina. 2012.

ARTELLI, Stefano. A religião na sociedade pós-moderna: entre a secularização e a dessecularização. São Paulo: Paulinas, 1995.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Tradução de Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.

Lucí Faria. Serviço social, religião e movimentos sociais no Brasil. Rio de Janeiro: FAPERJ Gramma, 2010.

PINHEIRO, Paulo Wescley Maia. Serviço Social, neoconservadorismo religioso e o desafio para a formação profissional. Temporalis, Brasília (DF), ano 15, n. 29, jan. /jun. 2015.

QUINTÃO, Graziela Ferreira. A questão religiosa no trabalho do assistente social: fragmentos de uma investigação na atualidade. 2012. Dissertação de mestrado (mestrado em política social) Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2012.

SANTANA, Juliana Aguiar. Assistentes sociais e religião: um estudo sobre os impactos da religiosidade no exercício profissional do assistente social na contemporaneidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2010.

SCARLATELLI, Cleide Cristina da Silva. STRECK, Danilo Romeu. FOLLMANN, José Ivo. (orgs). Religião, Cultura e educação. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.

SILVA, Claudia Neves. Manifestações religiosas de jovens na contemporaneidade: experiências pentecostais cotidianas. XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis: 27-31/julho/2015. (p.1-11)

SILVA, Claudia Neves. DUTRA, Patrícia Vicente. LANZA, Fábio. A relação entre manifestações religiosas e o exercício profissional dos assistentes sociais: um estudo das contradições e possibilidades no norte do Paraná. Revista Sociedade em Debate. v. 22. n. 2. Dezembro de 2016. Disponível em: http://revistas.ucpel.tche.br/index.php/rsd/article/view/1420/944.

SIMÕES NETO, José Pedro. Assistentes sociais e religião: um estudo Brasil/Inglaterra. – São Paulo: Cortez, 2005.

TASCHNER, G. Cultura, consumo e cidadania. EDUSC: Bauru, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v8i1.68330