“AS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL ESTÃO PREPARADAS PARA A DIVERSIDADE RELIGIOSA?”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v8i1.67897

Palavras-chave:

Diversidade, religiões, escola, Londrina-PR.

Resumo

Neste trabalho procuraremos refletir sobre como a diversidade religiosa tem sido tratada no âmbito das escolas públicas. Assim, nos atentaremos, especialmente, as maneiras como as religiões de matriz africana, enquanto elemento cultural de tais povos, estão sendo abordadas no cotidiano escolar. As tradições religiosas afro-brasileiras são contempladas por atividades pedagógicas, haja vista a obrigatoriedade do ensino da História e da Cultura afro-brasileira na educação básica? Intentando responder essa inquietação, partiremos dos olhares de 711 estudantes do ensino médio pertencentes a oito escolas estaduais do Núcleo Regional de Educação de Londrina-PR. Tais amostras foram estudadas por meio da análise estatística e à luz das contribuições da Sociologia das Religiões. Verificamos que, segundo grande parte dos discentes, embora ocorreram iniciativas que valorizem a História e a Cultura Afro-Brasileira em suas escolas, ações formativas acerca das religiões de matriz africana raramente são realizadas, havendo, portanto, grande resistência no trato dessa temática em suas unidades escolares.

Biografia do Autor

Franciele Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui graduação (habilitações licenciatura e bacharelado) em Ciências Sociais pela mesma Universidade. Atualmente cursa Jornalismo na UEL e é pesquisadora associada ao Programa Observatório da Educação (OBEDUC), ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES) e ao Laboratório de Estudos sobre as Religiões e Religiosidades (LERR). Tem dedicado-se aos seguintes temas de pesquisa: formação de professores; juventudes e ensino médio; relações entre as instituições escolares e as religiões na sociedade brasileira e ensino de Sociologia na educação básica. (Fonte: Autora do trabalho)

Fábio Lanza, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Campus da UNESP (Bacharelado-1997 e Licenciatura-2001), mestrado em História pela Faculdade de História Direito e Serviço Social Campus da UNESP de Franca (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP (2006). Atualmente é professor do ensino superior no Departamento de Ciências Sociais, da Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Mestrado e da Especialização em Religiões e Religiosidades na Universidade Estadual de Londrina - PR (UEL), atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia das Religiões; Ditadura Militar e Religiões; Educação e Ensino Religioso; Extensão e Educação; Trabalho: cooperativismo e Economia Solidária. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/6723085917601942. Acessado em 22/01/2021)

Ileizi Luciana Fiorelli Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

É Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1991), mestrado em Educação pela FE-USP (1998) e doutorado em Sociologia pela FFLCH-USP (2006). É docente do Programa de Pós-graduação de Sociologia (Mestrado e Doutorado), do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Associada UEL), da Especialização em Ensino de Sociologia e da graduação em Ciências Sociais da UEL. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - LENPES - Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia da UEL. Coordenadora do Observatório da Educação (CAPES - Ciências Sociais da UEL). Foi co-coordenadora do GT Ensino de Sociologia da Sociedade Brasileira de Sociologia -SBS, de 2013 a 2017. Coordenadora do Comitê de Ensino (Educação Básica) da Sociedade Brasileira de Sociologia-SBS (2015-2017/ 2017-2019).Tem experiência na área de sociologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de sociologia, educação, política e currículos, a sociologia no ensino médio. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/4575417876701950. Acessado em 22/01/2021)

Luis Gustavo Patrocino, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Ciências Sociais (UNESP Marília), Mestre em Ciências Sociais, Especialista em Estatística com Ênfase em Pesquisa Quantitativa e Licenciado/Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil. Atua como pesquisador no Laboratório de Estudos de Religião e Religiosidade (LERR) da Universidade Estadual de Londrina e do Projeto de extensão Práxis/UEL. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/8708356424726264. Acessado em 22/01/2021)

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

Rodrigues, F., Lanza, F., Fiorelli Silva, I. L., & Patrocino, L. G. (2019). “AS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL ESTÃO PREPARADAS PARA A DIVERSIDADE RELIGIOSA?”. Revista Relegens Thréskeia, 8(1), 69–84. https://doi.org/10.5380/rt.v8i1.67897

Edição

Seção

Artigos