DURKHEIM E WEBER: UMA PERSPECTIVA INTRODUTÓRIA ACERCA DA RELIGIÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v8i1.67868

Palavras-chave:

Weber, Durkheim, teorias sociológicas, religião.

Resumo

A religião é um processo dinâmico, sofrendo mudanças constantes, para atender as novas exigências individuais e coletivas, no contexto das sociedades modernas, marcadas pela forte competitividade de um mundo globalizado de bens simbólicos-religiosos e práticas do sagrado (Bourdieu). Buscaremos neste texto discutir algumas concepções primordiais de Max Weber e Émile Durkheim a respeito da religião, enquanto subsistema de práticas econômicas, culturais ou causais que influenciam de algum modo o tecido social. Estes autores clássicos são ainda imprescindíveis no estudo de problemáticas religiosas atuais, evidenciando, desta forma, o caráter atemporal das suas obras. Ao expor, mesmo que brevemente, estas duas vertentes de compreensão do fenómeno religioso, pretendemos dar uma contribuição para a discussão sociológica do papel das religiões no atual contexto contemporâneo.

Biografia do Autor

Kaique Cardoso, Universidade da Beira Interior

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás. Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina. Doutorando em Sociologia pela Universidade da Beira Interior. É pesquisador do Núcleo de Estudo das Religiões (NER-UBI) da Universidade da Beira Interior, assim como no Laboratório de Estudo Sobre as Religiões e Religiosidades (LERR- UEL) da Universidade Estadual de Londrina. Possuí experiência e interesse nas áreas de Antropologia e Sociologia, dedicando-se às temáticas das religiões, religiosidades, educação, ensino, juventudes, consumo, modernidade e migrações. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/1229002048892791. Acessado em 22/01/2021)

Donizete Rodrigues, Universidade da Beira Interior

Donizete Rodrigues, doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Coimbra, é Professor Associado com Agregação do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior e Investigador-sénior do Center for Research in Anthropology (CRIA-Lisboa). Foi Professor Titular convidado (1995-2011) do programa de Doutoramento em Sociologia e Antropologia da Universidade de Salamanca (Espanha) e Professor-visitante em várias universidades estrangeiras (Espanha, Inglaterra, França, Suécia, Itália, Roménia, Índia, Brasil, Canadá). Foi Visiting-Fellow (2009-2010) na Columbia University (EUA) e atualmente é Associate researcher do Center for the Study of Latin American Pentecostalism/University of Southern California (EUA). Fez parte do grupo de trabalho da Oxford University que editou a Encyclopedia of New Religious Movements (New York, Routledge, 2006), onde colaborou com vários artigos. Para além de capítulos de livros (Indiana University Press) e artigos publicados em revistas estrangeiras, do conjunto das suas obras destacam-se vários livros (em português e inglês) na área da Antropologia/Sociologia da religião. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/3041738554616580. Acessado em 22/01/2021)

Referências

ARON, R. As etapas do pensamento sociológico. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BERIAIN, J.; JOSÉ LUIS, I. (Eds.). Para comprender la teoría sociológica. Navarra: Verbo Divino, 1998.

Bourdieu, Pierre (1986). Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo, Editora Perspective.

DURKHEIM, É. As regras do método sociológico: São Paulo: Companhia editora nacional, 1974.

DURKHEIM, É. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totemico na Austrália. OEIRAS: Celta Editora, 2002.

GABATZ, C.; ZEFERINO, J. As Contribuições de Émile Durkheim para Compreender a Religião na Contemporaneidade. Correlatio, v. 16, n. 2, p. 339, 19 fev. 2018.

Habermas, Jünger (2003). Mudança Estrutural na Esfera Pública. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro.

HÉRVIEU-LÉGER, D.; WILLAIME, J.-P. Sociologia e Religião: abordagens clássicas. Aparecida: Ideias & Letras, 2009.

LALLEMENT, M. História das ideias sociológicas: das origens a Max Weber. 4. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008.

PIERUCCI, A. F. Secularização em Max Weber: Da contemporânea serventia de voltarmos a acessar aquele velho sentido. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 13, n. 37, p. 43–73, jun. 1998.

QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. DE O.; DE OLIVEIRA, M. G. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2012.

RODRIGUES, D. Sociologia da Religião: uma introdução. Porto: Edições Afrontamento.

RODRIGUES, D. O Erro de Nietzsche e a (não) Morte de Deus: o (des)encantamento do mundo. Política & Sociedade, v. 16, n. 36, p. 128–142, 17 out. 2017.

WEBER, M. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

WEBER, M. Economia e Sociedade. Brasília: UNB, 2005.

WEBER, M. The Sociology of Religion. London: Methuen, 1922.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

Cardoso, K., & Rodrigues, D. (2019). DURKHEIM E WEBER: UMA PERSPECTIVA INTRODUTÓRIA ACERCA DA RELIGIÃO. Revista Relegens Thréskeia, 8(1), 01–12. https://doi.org/10.5380/rt.v8i1.67868

Edição

Seção

Artigos