CATOLICISMO E TRADIÇÕES ORIENTAIS: ENFOQUE INTRODUTÓRIO SOB O PARADIGMA DA ORIENTALIZAÇÃO
Resumo
Este trabalho parte de questionamentos que acompanham as reflexões iniciais de minha pesquisa de mestrado, na qual investigo interfaces entre membros e grupos oficialmente ligados a ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) e filosofias e práticas orientais asiáticas. Observamos diferentes casos empíricos neste sentido, que entrelaçam elementos e significados tradicionalmente católicos e orientais (como Zen e Yoga) em experiencias hibridas, tais quais o “Zen Católico” e a “Yoga Cristã”. Tendo em vista esse universo, nos propomos a discuti-lo a partir de uma revisão crítica da tese defendida pelo sociólogo Colin Campbell a respeito da “orientalização do ocidente” (1997), levando também em consideração processos de “(re)invenção de tradições” (HOBSBAWM, 1984) nele imbricados.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BERGER, Peter L.; SAGRADO, O. Dossel. elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 1985.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A crise das instituições tradicionais produtoras de sentido. Misticismo e novas religiões. Petrópolis: Vozes, v.1, p.23-41,1994.
CAMURÇA, Marcelo. O conceito de Reencarnação no Espiritualismo moderno: Entre o Círculo de Sãmsara e o Evolucionismo Positivista. Numen, v. 3, n. 1, 2000.
CAMURÇA, Marcelo Ayres. Espiritismo e Nova: Interpelações ao Cristianismo Histórico. Aparecida: Editora Santuário, 2014.
CAMPBELL, Colin. A orientalização do Ocidente: reflexões sobre uma nova teodicéia para um novo milênio. Religião e sociedade, v.18, n.1, p.5-22,1997.
CSORDAS, Thomas. Modalities of transnational transcendence. Anthropological Theory, 7, pp. 259-272, 2007.
DANTAS, Renan B. Catolicismo, jesuitismo e yoga cristã através da trajetória de padre Haroldo J. Rahm, SJ. Monografia em ciências sociais/IFCH. Campinas, 2018.
DA SILVA, Janete Rodrigues. Movimento neopentecostal e neoesoterismo: um enfoque sob o paradigma da orientalização do Ocidente. Plural-Revista de Ciências Sociais, v. 18, n. 2, p. 135-160, 2011.
HOBSBAWM, Eric. Introdução: a invenção das tradições. A invenção das tradições, v. 3, p. 09-23, 1984.
MONTERO, Paula. Índios e missionários no Brasil: para uma teoria da mediação cultural. Deus na aldeia: missionários, índios e mediação cultural. São Paulo: Globo, p. 31-66, 2006.
PUGLISI, Rodolfo; CARINI, Catón Eduardo. Monjas y sacerdotes católicos como maestros zen. Historia de la escuela Zendo Betania. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 10, n. 29, p. 217-236, 2017.
PUGLISI, Rodolfo. El encuentro del catolicismo y el budismo en las espiritualidades argentinas contemporáneas. Una mirada etnográfica a los grupos zendo betania.
PUBLICAR-En Antropología y Ciencias Sociales, n. 20, 2016. RAHM, Haroldo J. Yoga Cristã e Espiritualidade de Santo Inácio de Loyola. Edicoes Loyola,2007.
_____________. Esse Terrível Jesuíta!. São Paulo: Loyola; 2011 SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Editora Companhia das Letras, 2007.
TEIXEIRA, Faustino Luiz Couto; DIAS, Zwinglio M. Ecumenismo e diálogo interreligioso: a arte do possível. Editora Santuário, 2015.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v8i1.67860