“EIS QUE (QUASE) TUDO SE FEZ NOVO”: O CARISMATISMO CATÓLICO E AS RESSIGNIFICAÇÕES DA TRADIÇÃO NO EVENTO CRISTO É NOSSO SHOW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v8i1.67853

Palavras-chave:

Carismatismo católico, Igreja Católica, Cristo é Nosso Show, tradição e modernidade, ressignificações.

Resumo

Objetivamos analisar as ressignificações da tradição católica no evento Cristo é Nosso Show, realizado em Campo Mourão, Paraná, que tem como elemento marcante as celebrações carismáticas. A festa, que ocorre no município anualmente desde 2003, é considerada a principal festividade da Diocese de Campo Mourão, e conta em sua programação com shows e pregações realizadas por personalidades reconhecidas no meio gospel. Os procedimentos metodológicos empregados nesta pesquisa envolveram trabalho de campo durante a 15ª edição do evento, realizada em novembro de 2017, para observação da configuração da festa e coleta de entrevistas com os participantes. Com base no material levantado foi possível observar como os fiéis se sentem atraídos pelas formas de adoração, com pregações e louvores de caráter emocional, em uma confluência e ressignificação entre elementos tradicionais e contemporâneos. A partir das falas dos entrevistados, notamos como a celebração carismática é compreendida como uma forma alternativa às missas habituais, sem deixar de lado o respeito e apreço pela liturgia. A combinação entre o tradicional e o renovado trazida pelo evento Cristo é Nosso Show demonstra uma ressignificação da tradição católica que é expressada em uma linguagem atualizada, funcionando de modo a oferecer novas formas de engajamento aos fiéis, bem como atrair novos seguidores.

Biografia do Autor

Brandon Lopes dos Anjos, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão

Graduando em História pela Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão. Membro do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão. Secretário executivo e diagramador da Revista NUPEM (UNESPAR). (Fonte: http://lattes.cnpq.br/0820726327812794. Acessado em 22/01/2021)

Lara Pazinato Nascimento, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento e graduanda em História pela Universidade Estadual do Paraná, Câmpus de Campo Mourão. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016), Câmpus de Campo Mourão. Integrante do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder da Universidade Estadual do Paraná. (Fonte:http://lattes.cnpq.br/4833702488517534. Acessado em 22/01/2021)

Frank Antonio Mezzomo, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão

Graduação em Filosofia e Especialização em História Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Mestrado e Doutorado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Associado na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), atuando nos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento, História Pública e Mestrado Profissional em Ensino de Historia. Exerceu funções administrativas como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, coordenador do PPG Interdisciplinar, coordenação institucional do PIBIC/CNPq. Compõe o Comitê Assessor de Ciências Humanas da Fundação Araucária desde 2014, atuando como coordenador na gestão 2020/2024. Editor da Revista NUPEM, líder do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder. Desenvolve pesquisas com as temáticas de religião, política, (auto)biografia, cultura e sociedade, em diálogos com a Antropologia, Sociologia e História. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/3360323221539136. Acessado em 22/01/2021)

Cristina Satiê de Oliveira Pátaro, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão

Docente da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão (Unespar). Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), do qual atuou como vice-coordenadora na gestão 2013-2016, do Mestrado em História Pública (PPGHP) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Possui Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Foi Diretora de Pesquisa da Universidade Estadual do Paraná (2013-2017), Bolsista Produtividade pela Fundação Araucária (2014-2016, 2018-2019) e Chefe da Seção de Pesquisa e Pós-Graduação do campus de Campo Mourão da Unespar (2010-2013). Temáticas de interesse: desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens; juventudes, identidades e projetos de vida; ética, valores e formação moral; formação de professores e metodologias de ensino; cognição, afetividade e cultura; metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias educacionais; psicologia e educação. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/6663293423459196. Acessado em 22/01/2021)

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

Anjos, B. L. dos, Nascimento, L. P., Mezzomo, F. A., & Pátaro, C. S. de O. (2019). “EIS QUE (QUASE) TUDO SE FEZ NOVO”: O CARISMATISMO CATÓLICO E AS RESSIGNIFICAÇÕES DA TRADIÇÃO NO EVENTO CRISTO É NOSSO SHOW. Revista Relegens Thréskeia, 8(1), 96–112. https://doi.org/10.5380/rt.v8i1.67853

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Artigos