RAZÃO, PENSAMENTO E SOCIEDADE: REFLEXÕES A PARTIR DE JEAN BAUDRILLARD
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v7i2.64150Palavras-chave:
Pensamento, simulacro, simulação, razão.Resumo
Este artigo é resultado de um levantamento analítico dos conceitos pós-marxistas, pós-psicanalistas e pós-estruturalistas proposto por Jean Baudrillard. A virada epistemológica proposta por Baudrillard avança para além das categorias fixas de antropologia cunhadas na tradição filosófica, assumindo aspectos categóricos do desejo e da razão como ambiguidades predominantes nas ações humanas.
Referências
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio D’Água, 1991a.
_____________. Da sedução. Campinas: Papirus, 1991b.
_____________. O sistema dos objetos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1993.
_____________. A troca simbólica e a morte. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
_____________. A ilusão vital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
_____________. À Sombra das maiorias silenciosas. O fim do social e o surgimento das massas. São Paulo: Brasiliense, 1993
_____________. Telemorfose. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.
Freud, S. A interpretação das afasias: um estudo crítico. Lisboa, Edições 70.
LUKÁCS, G. História e consciência de classe: estudos de dialética marxista. Rio de Janeiro: Elfos Ed.; Porto: Publicações Escorpião, 1989.
LYOTARD, J. F. A Condição Pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio,1979
MARX. Karl. Contribuição à crítica da economia política. Trad. Florestan Fernandes. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008 .
OLIVEIRA, Fabiano. Conhecendo o simulacro. http://www.revistas.usp.br/caligrama/article/viewFile/61336/64276 (Acessado 13/04/2015, 19.49)
VATTIMO, G. O Fim da Modernidade: Niilismo e Hermenêutica na Cultura Pós-moderna. São Paulo: Martins Fontes,1985.
SAUSSARE, F. Curso de Lingüística Geral. São Paulo: Cultrix, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).