O DESAFIO DE QUALIFICAR PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE: A REALIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

Autores

  • Efigênia das Neves B. Rodrigues Secretaria Estadual de Educação - AMAPÁ
  • Elivaldo Serrão Custódio Universidade Federal do Amapá http://orcid.org/0000-0002-2947-5347
  • Eugénia da Luz Silva Foster Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v7i2.62800

Palavras-chave:

Ensino, diversidade, formação de professores, Amapá.

Resumo

O presente trabalho é o resultado de um estudo sobre formação de professores da rede pública de ensino do estado do Amapá. O documento propõe uma reflexão acerca da necessidade de se repensar a prática educativa, considerando a Lei Federal n° 10.639/2003 e Lei Estadual nº 1.196/2008 no âmbito escolar. Trata-se do resultado de um estudo exploratório de natureza qualitativa que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista como forma de investigação. O texto é resultado de pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Interculturais, cadastrado no CNPq que tendo como objetivo identificar e analisar as concepções sobre as questões raciais no Brasil, em especial no Amapá, que sustentam as práticas pedagógicas e os discursos de professores, no desdobramento do currículo escolar, bem como avaliar suas possibilidades de enfrentamento ao racismo.  

Biografia do Autor

Efigênia das Neves B. Rodrigues, Secretaria Estadual de Educação - AMAPÁ

Professora de Ensino Médio pelo Governo do Estado do Amapá (SEED), Professora da Faculdade Estácio do Amapá. possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará e Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá, Doutoranda pelo Programa em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Pará, Orientadora Professora Doutora Eugénia da Luz Silva Foster e Coorientador Professor Doutor Elivaldo Serrão Custódio. É membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais e tem atuado com os temas de pesquisa: Formação de Professores e Currículo Escolar. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/9534801323858553. Acessado em 22/01/2021)

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (2017-2018). Doutor em Teologia (Religião e Educação) pela Faculdades EST, São Leopoldo-RS (2015-2017). Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (2012-2014). Matemático, Teólogo e Pedagogo. Tem experiência na área de Religião e Educação, com ênfase em Direito Ambiental Cultural, Religiosidade, Cultura, Relações Étnico-Raciais; Ensino Religioso, Educação Escolar Quilombola, Educação Inclusiva e Educação Matemática. Professor Efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Amapá desde 2006. Professor Permanente no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) na linha de pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades. Professor Coorientador do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Doutorado em Rede - EDUCANORTE/ Pólo Belém-PA na linha de pesquisa 1: EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: FORMAÇÃO DO EDUCADOR, PRÁXIS PEDAGÓGICA E CURRÍCULO. Atuou no período de 2018 a 2020 como Professor Doutor nos Cursos de Pedagogia, Letras, Matemática e Enfermagem da Faculdade Madre Tereza em Santana-AP, bem como Coordenador do Curso de Pedagogia no período de 2018 a 2019. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). Membro Associado da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais. Membro Associado da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). (Fonte: http://lattes.cnpq.br/8819683729192070. Acessado em 22/01/2021)

Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

Professora Associada IV da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, vinculada ao Departamento de Educação; Professora do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia; Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UNIFAP, na linha de Pesquisa EDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADES; Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Doutorado em Rede - EDUCANORTE, coordenado pela UFPA, na Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: FORMAÇÃO DO EDUCADOR, PRÁXIS PEDAGÓGICA E CURRÍCULO. Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGMDR; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Interculturais; Estágio de Pós-Doutoramento em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, sob supervisão da prof. Dra. Nilda Guimarães Alves. Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ sob orientação da profa. Dra. Célia Linhares. Atuou também como Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET/PEDAGOGIA/UNIFAP - CONEXÕES DE SABERES, financiado com bolsas pelo MEC até julho de 2019. Vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Desenvolvimento Regional - PPGMDR/UNIFAP, de março de 2016 a fevereiro de 2017. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP, de maio de 2017 a maio de 2018. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/4609696110268688. Acessado em 22/01/2021)

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Publicado

2019-01-19

Como Citar

Rodrigues, E. das N. B., Custódio, E. S., & Foster, E. da L. S. (2019). O DESAFIO DE QUALIFICAR PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE: A REALIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ. Revista Relegens Thréskeia, 7(2), 116–135. https://doi.org/10.5380/rt.v7i2.62800

Edição

Seção

Artigos