TEORIA CRÍTICA, ESTUDOS E ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. POSSIBILIDADE DO ENSINO E DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE MAX HORKHEIMER E JÜRGEN HABERMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v7i1.62313

Palavras-chave:

Teoria Crítica, religião, Iluminismo, Escola de Frankfurt.

Resumo

Os escritos de Max Horkheimer sobre religião situam-se num tempo de fronteiras. Política, religião, etnia, economia, direito, razão, sociedade, artes e diversos outros campos de pesquisa passaram a ganhar um novo enfoque num tempo de sangrentos atritos e desastrosos confrontos. O fim aconteceu em quase todo o século XX. E em meio a tantos desastres, as perguntas teóricas que Max Horkheimer “O que é religião?” e “Como é possível pensá-la?” ganharam pertinências por associar erudição, história e mundo-da-vida nos seus escritos e pensamentos. O pensamento crítico sobre religião em Max Horkheimer e Jürgen Habermastem sua envergadura e legitimidade por associar suas reflexões teóricas nos binômios teoria e práxis, pensamento e existência singular. Por isso, as reflexões sobre os Estudos da Religião a partir deste pensador alemão ainda nos são importantes, pois as tradições intelectuais sobre religião são revisitadas frete à condição humana – dimensão onde a religião é expressa. É importante destacar assim que ao lado de temas como política, epistemologia, ética, o Ensino Religioso é uma aplicabilidade das Ciências da Religião visando a democratização dos saberes religiosos sob o enfoque teórico compreensivo e crítico, e, do outro lado, político no qual se empenha em pensar as religiões numa dinâmica solidária a despeito dos aspectos totalizantes das religiões em suas esferas sociais específicas.

Biografia do Autor

Manoel Ribeiro de Moraes Junior, Universidade do Estado do Pará

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 1997) e em Teologia (STBSB - 2003), Mestrado em Filosofia (Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Política) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2001) e Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP - 2010). Desenvolveu estágio de pós-doutorado em Filosofia Política no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGFIL-UERJ, 2011-2015, sob a supervisão do Dr. Luiz Bernardo Leite Araújo - Rio de Janeiro/Brasil), em Ciências Sociais da Religião no Centre d'Études en Sciences Sociales du Religieux (CeSóR/EHESS/CNRS, 2015, sob a orientação do Dr. Michael Löwy - Paris/França) e em Antropologia Cultural no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (2019, sob a orientação do Dr. Raymundo Heraldo Maués, PPGSA-UFPA - Pará/Brasil). Atualmente desenvolve pesquisas sobre Antropologias e Religiões na Amazônia. Por formação, também desenvolve pesquisas sobre Estudos de Religião sob o enfoque da Teoria Crítica e das Ciências Interpretativas. Atuou como membro ad hoc da CAPES (2016/2017) para Classificação de Periódicos da área de Ciências da Religião e Teologia. Também atuou como membro ad hoc da CAPES (2018, 2019) para a avaliação de projetos submetidos ao Programa de Apoio a Eventos no País (CAPES/PAEP). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade do Estado do Pará; lidera o Grupo de Pesquisa Religiões, Culturais e Etnias na Amazônia (UEPA/CNPq); pesquisador colaborador no ERCA - Équipe de recherche sur les cosmopolitiques autochtones; pesquisador colaborador no IRCAB/CNRS ? Institut de recherche en sciences sociales sur la biodiversité Caraïbe-Amériques; atua nas investigações etnobotânicas no Herbário MFS/UEPA; é docente no curso de licenciatura em Ciências da Religião (UEPA); é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (Universidade do Estado do Pará - PPGCR-UEPA) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA-UFPA). Atuou em 2016 como professor visitante no curso de graduação em Sociologia da Universidade Beira Interior (Covilhã - Portugal) e no Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Lusófona de Lisboa. Desde 2015 atua em colaboração com o Departamento de Ciências da Religião da Universidade de Quebec em Montreal no projeto intitulado "Au rythme des eaux: Anthropologie comparative des sociétés et des cosmologies autochtones du Québec et de l'Amazonie" - atividade supervisionada pelo Dr. Laurent Jérôme. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/2429279552706202. Acessado em 22/01/2021)  

Flávia Cristina Araújo Lucas, Universidade do Estado do Pará

Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará e Mestrado em Agronomia, Área Biologia Vegetal Tropical, Universidade Federal Rural da Amazônia. Doutorado em Ciências Biológicas, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Núcleo Biologia Tropical e Recursos Naturais, Manaus-AM. Possui Pós-doutorado pela Faculdade de de Farmácia, Observatório Interação Planta-Medicamento, Universidade de Coimbra, Portugal. Na Universidade do Estado do Pará (UEPA) é Professor Adjunto IV, e Professora Permanente dos Programas de Pós Graduação Stricto Senso - Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais e Mestrado em Ciências da Religião. É professora colaboradora do Programa de Doutorado em Rede, Bionorte. É curadora do Herbário Profa. Dra. Marlene Freitas da Silva (MFS), no qual desenvolve atividades em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi (Coordenação de Botânica) e Embrapa Amazônia Oriental. É líder do Grupo de Pesquisa "Estudos Interdisciplinares em Botânica". Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Botânica (Coleções Botânicas, Sistemática, Taxonomia e Morfologia), Etnobiologia e Etnobotânica, Etnofarmacologia, Bioculturalidade, Manejo dos Recursos Naturais e Ecossistemas. (http://lattes.cnpq.br/4286675736752972. Acessado em 22/01/2021) 

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Moraes Junior, M. R. de, & Lucas, F. C. A. (2018). TEORIA CRÍTICA, ESTUDOS E ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. POSSIBILIDADE DO ENSINO E DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE MAX HORKHEIMER E JÜRGEN HABERMAS. Revista Relegens Thréskeia, 7(1), 91–122. https://doi.org/10.5380/rt.v7i1.62313

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Artigos