ESTUDOS E PERSPECTIVAS DE PESQUISAS EM RELIGIÃO NA AMAZÔNIA, ENTREVISTA COM KARLA DENISE MARTINS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v7i2.62132Palavras-chave:
Religião, História, Amazônia, PesquisaResumo
Karla Denise Martins é, seguramente, umas das mais influentes estudiosas da religião na Amazônia. Historiadora de formação, com mestrado e doutorado desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com ênfase em História Cultural. Atualmente desempenha funções como professora na pós graduação do curso de História da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no programa: Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania; Seus interesses de pesquisa concentra-se em: Religião e Patrimônio, Métodos e Técnicas de Pesquisa, História da igreja católica e Pensamento Clerical.
Suas contribuições são vultosas e ricas para o estudo e compreensão do universo religioso na Amazônia brasileira, mostrando assim seu amadurecimento intelectual, mas, alguns traços são comuns e fundamentais em seus escritos. Em primeiro lugar a compreensão do papel do catolicismo na formação da identidade civilizadora da Amazônia oitocentista e o desemborca das relações político-sociais no contexto amazônico sob a égide imperial. Por fim, suas reflexões voltaram-se para apreensão do patrimônio religioso.
De certa forma, todos os temas que acompanharam/acompanham seu maturar intelectual e acadêmico irão ser abordados nesta entrevista que se segue. Nela buscamos, em um movimento ousado, apontar à uma só vez, os temas centrais dos escritos da Karla Denise e direcionar novos caminhos e problemáticas para pesquisa em religião para aqueles (a) que pretendem adentrar neste campo de pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).