INDIVIDUAÇÃO E EXPERIÊNCIA RELIGIOSA EM EDITH STEIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v7i2.61910

Palavras-chave:

Individuação, existência, experiência religiosa.

Resumo

A individuação é o tema central da ontologia, que perpassa toda a história da formação do pensamento ocidental sobre a constituição do indivíduo e de sua enticidade, e chega ao Séc. XX pela via da fenomenologia, e em especial como reflexão ontológica da pensadora judia-cristã Edith Stein. Diz respeito ao processo de desenvolvimento da pessoa, no tempo e espaço histórico, enquanto processo de tornar-se si- mesmo. Em Edith Stein o próprio processo de individuação, como passagem de uma essência que se atualiza e realiza no contínuo ato existencial da vida no mundo, é em si uma experiência de espiritualidade pessoal, quer esteja ou não ligada a uma tradição religiosa, pois o viver no mundo exige a transcendência de si e o sentido da vida. Este ensaio objetiva refletir sobre o conceito ontológico da individuação, a fenomenologia da experiência religiosa e a experiência pessoal da própria pensadora Edith Stein como exemplo, e se utilizará de análise qualitativa dos conceitos em textos da referida pensadora, em sua autobiografia e em confronto com outros pensadores.

Biografia do Autor

Ocir de Paula Andreata, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Pós-doutorando e Doutor em Teologia, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica do Paraná - PUC-PR (2019). Mestre em Filosofia, área de Ética, pela Universidade Gama Filho - UGF (2006). Pós-Graduado em Sexualidade Humana, pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2002); e, em Ciências Cognitivas, pela Unidade dos Centros de Ensino Superior do Paraná - UNICESP (2003); Graduado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (1999), com residências em Psicologia Clínica, Escolar e Organizacional; Graduado em Teologia, pela Faculdade Evangélica do Paraná - FEPAR (2007), integralização da Graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná - FTBP (1993), com ênfase em Exegese, Hermenêutica e Pastoral. Graduado em Administração pela Escola de Especialistas de Aeronáutica - EEAR (1982), com Especialização em Administração de Patrimônio, pelo Instituto de Logística da Aeronáutica - ILA (1988). É Psicólogo Clínico, na Abordagem Analítica, desde 2000. Foi Coordenador e Professor de Pós-Graduação em Psicoteologia e Bioética, na FEPAR/PR, de 2009-2012, e da Pós-Graduação em Educação Sexual, na FEPAR/PR, de 2014-2015. Foi Professor de diversas disciplinas de Psicologia, Filosofia e Teologia, na FEPAR/PR, de 2005-2015;.Filosofia e Teologia, na FABAPAR/PR, de 2012-2014; Exegese, Hermenêutica, Psicologia, Sexualidade e Religião nos Cursos EAD em Teologia, Filosofia e Ciência da Religião na UNINTER/PR, desde 2014. Exerce atividade voluntária de Saúde e Educação na Primeira Igreja Batista de Curitiba - PIBCuritiba, desde 2007. Atuou na criação da Associação Educacional das Assembleias de Deus em Curitiba - AEADC e na implantação e execução da Faculdade Teológica da AD em Curitiba - FATADC (1990-2003), atual Faculdade Cristã de Curitiba - FCC; na criação, implantação e coordenação do Projeto da Faculdade Aberta à Terceira Idade - FATI (2006-2013), na Extensão da FEPAR/PR; É Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Sexualidade Humana: educação e terapia, desde 2016 na Universidade Positivo Cruzeiro do Sul - UP/PR; Professor de Psicologia na Faculdade Uniandrade, em Curitiba/PR. Pesquisador Membro do Grupo de Estudos: Teologia, Gênero e Educação, na PUCPR, sob Coordenação da Dra Clélia Peretti. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/1751295739424676. Acessado em 22/01/2021)

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Publicado

2019-01-19

Como Citar

Andreata, O. de P. (2019). INDIVIDUAÇÃO E EXPERIÊNCIA RELIGIOSA EM EDITH STEIN. Revista Relegens Thréskeia, 7(2), 152–163. https://doi.org/10.5380/rt.v7i2.61910

Edição

Seção

Artigos