FORMAS ELEMENTARES DA VIDA ALIENÍGENA: SAGRADO & PROFANO EM DUNA (1965) DE FRANK HERBERT
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v7i1.61566Palavras-chave:
História da Ficção Científica, Sociologia da Ficção Científica, Duna, Sociologia da ReligiãoResumo
O objetivo deste artigo é construir uma análise sociológica da obra de Duna (1965) de Frank Herbert. Tratado como um dos principais textos da Ficção Científica, Duna produz uma narrativa que faz uso de elementos religiosos. Estes, uma vez postos sobre o escrutínio das teses sociológicas de Émile Durkheim, Marcel Mauss, Henri Hubert e Max Weber, revelaram seus mecanismos de funcionamento. A partir de Durkheim, percebemos como a religião no texto foi construída a partir da oposição entre sagrado e profano e é na oscilação de um para o outro que os personagens operam. Visando compreender isso, as proposições de Mauss e Hubert nos forneceram um arsenal para compreender como um objeto pode oscilar entre os dois campos (sagrado e profano). Em específico, percebemos como Paul Atreides vai sendo dotado de sacralidade na medida que consolida sua posição dentro de dois conjuntos de pensamento distintos. Por fim, com as reflexões de Weber compreendemos que essa sacralidade adquirida por Paul foi possível a partir de um regime ascético que viabiliza sua ascensão como um messias.
Referências
BUDRYS, Algis. Review: Dune by Frank Herbert. Galaxy, v. 24, n. 4, p. 67 70, 1966.
DURKHEIM, Emile. The Elementary Forms of Religious L ife. Trad. Joseph Ward Swain. London & New York: George Allen & Unwin, Ltd. & The Macmillan Company, 1915.
HERBERT, Frank. Cease Fire. Astounding Science
Fiction, v. 60, n. 5, p. 51 68, 1958.
HERBERT, Frank. Chapterhouse: Dune. New York: New English Library, 1985.
HERBERT, Frank. Children of Dune. New York: Berkley Medallion Books, 1976.
HERBERT, Frank. Duna. Trad. Maria do Carmo Zanini.
São Paulo: Aleph, 2017.
HERBERT, Frank. Dune. New York: Chilton Books, 1965.
HERBERT, Frank. Dune Messiah. New York: G. P
. Putnam’s Sons,
HERBERT, Frank. Dune World (Part 1 of 3). Analog Science Fiction
Science Fact, v. LXXII, n. 4, p. 17 48, 1963.
HERBERT, Frank. Dune World (Part 2 of 3). Analog Science Fiction
Science Fact, v. LXXII, n. 5, p. 48 85, 1964.
HERBERT, Frank. Dune World (Part 3 of 3). Analog Science Fiction Science Fact, v. LXXII, n. 6, p. 40 71, 1964.
HERBERT, Frank. God Emperor of Dune. New York: New English Library, 1981.
HERBERT, Frank. Heretics of Dune. New York: New English Library, 1984.
HERBERT, Frank. Looking for Something? Startling Stories, v. 25, n. 3, p. 124 140, 1952.
HERBERT, Frank. You Take the High Road. Astounding Science
Fiction, v. 61, n. 3, p. 97 108, 1958.
MAUSS, Marcel; HUBERT, Henri. Sacrifice: Its Nature and Its Function. Trad. W. D. Hall. Chicago: University of Chicago Press, 1964.
MERRIL, Judith. Review: Dune by Frank Herbert. The Magazine of Fantasy and Science Fiction, v. 30, n. 3, p. 51, 1966.
MILLER, P. Schuyler. Review: Dune by Frank Herbert. Analog Science Fiction Science Fact, v. LXXVII, n. 2, p. 140, 1966.
SPINOZA, Baruch. Ética. Trad. Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
WEBER, Max. Economy and Society - An Outline of Interpretive Sociology. Volume 1 & 2. Trad. Ephraim Fischoff, Hans Gerth, A. M. Henderson, et al. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
