NOVAS VIVÊNCIAS DO SAGRADO: PADRE REGINALDO MANZOTTI E A RELIGIOSIDADE VIRTUAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v6i2.55497Palavras-chave:
Mídia religiosa, padres cantores, evangelização virtual.Resumo
A partir de um cenário religioso em transformação e diante de uma sociedade midiatizada, a Igreja Católica se vê pressionada a modernizar sua estrutura de comunicação, intensificando a utilização da mídia de massa. Acompanhando a evolução desses meios, a evangelização católica estende-se ao ambiente digital. No Brasil, observa-se que com o advento da Internet alguns padres, configurados como midiáticos, reconstroem práticas católicas tidas como tradicionais e transformam a religiosidade no ciberespaço. Com base em uma perspectiva histórico-cultural, são analisadas neste artigo as relações entre o catolicismo e os meios de comunicação de massa. Esse hibridismo entre catolicismo e mídia é representado nessa pesquisa, a partir das práticas virtualizadas de evangelização do padre Reginaldo Manzotti e da interação dos fiéis com as novas vivências do sagrado.
Referências
AOKI, Cintia. MACHADO, Fátima Regina. Acesso ao Divino: a utilização de recursos digitais para práticas religiosas católicas.
REVER: Revista de Estudos da Religião. Sep. 2010, Vol. 10, p. 106-122. Disponível em:<http://revistas.pucsp.br/rever/rv3_2010/i_aoki.html>. Acesso em: 02 jun. 2014.
BELLOTTI, Karina K. As Religiões Tradicionais e a Internet. In: MOREIRA, Aberto da S.; LEMOS, Carolina T.; QUADROS, Eduardo de G. (organizadores). A Religião na Mídia e a Mídia na Religião. Goiânia: América, 2012. p. 127-135.
EINSTEIN, Mara. Religião, Mídia e Marketing. In: MOREIRA, Alberto da S.; LEMOS, Carolina T.; QUADROS, Eduardo de G. (organizadores). A Religião na Mídia e a Mídia na Religião. Goiânia: América, 2012. p. 17-18.
HOOVER, Stewart M. A Mídia e suas Linguagens Religiosas (tradução: Alberto da S. Moreira e Aurélia S. Borsato). In:
MOREIRA, Aberto da S.; LEMOS, Carolina T.; QUADROS, Eduardo de G. (organizadores). A Religião na Mídia e a Mídia na Religião. Goiânia: América, 2012. p. 47-56.
MARIZ, Cecília Loreto. Catolicismo no Brasil contemporâneo: reavivamento e diversidade. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (orgs.). As Religiões no Brasil: continuidades e rupturas. Rio de Janeiro: Vozes, 2006. Capítulo 4, p. 53-68.
MCDANNELL, Colleen. Material Christianity. In: Material History of American Religion Project (tradução livre). Disponível em: <http://www.materialreligion.org/journal/material.html>. Acesso em: 25 out. 2014.
MENEZES, Renata. Santo Antônio no Rio de Janeiro: dimensões da santidade e da devoção. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (orgs.). Catolicismo plural: dinâmicas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 2009. Capítulo 6. p. 109-134.
MILLER, Daniel. Consumo Como Cultura Material. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n. 28, p. 33-63, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-71832007000200003&script=sci_arttext>. Acesso em: 10 out. 2014.
MOREIRA, Aberto da S. O Sagrado nos Mundos Virtuais. In: MOREIRA, Aberto da S.; LEMOS, Carolina T.; QUADROS, Eduardo de G. (organizadores). A Religião na Mídia e a Mídia na Religião. Goiânia: América, 2012. p. 112-124.
ORSI, Robert. The material world of Catholic childhood. In: Material History of American Religion Project (tradução livre). Disponível em: <http://www.materialreligion.org/journal/children.html>. Acesso em: 25 out. 2014.
PAPA PAULO VI. Decreto Conciliar Inter Mirifica: sobre os meios de comunicação social (4 de Dezembro de 1963). In: Documentos do Concílio Vaticano II. Disponível em:
<http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/pccs/documents/rc_pc_pccs_doc_04121963_inter-mirifica_po.html>. Acesso em: 16 maio 2014.
PUNTEL, Joana T. Catolicismo e Mídia no Brasil. In: MOREIRA, Aberto da S.; LEMOS, Carolina T.; QUADROS, Eduardo de G. (organizadores). A Religião na Mídia e a Mídia na Religião. Goiânia: América, 2012. p. 33-46.
______. Cultura Midiática e Igreja: uma nova ambiência. São Paulo: Paulinas, 2008.
PUNTEL, Joana T., CORAZZA, Helena. Pastoral da Comunicação: diálogo entre fé e cultura. São Paulo: Paulinas, 2007.
RUMSTAIN, Ariana. ALMEIDA, Ronaldo de. Os Católicos no Trânsito Religioso. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (orgs.). Catolicismo plural: dinâmicas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 2009. Capítulo 3. p. 31-56.
SBARDELOTTO, Moisés. “E o Verbo se fez bit”: uma análise de sites católicos brasileiros como ambiente para a experiência religiosa. 2011. 207 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Ciências da Comunicação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo. p. 35-181. Disponível em: <http://biblioteca.asav.org.br/vinculos/tede/MoisesSbardelottoComunicacao.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2014.
SOUZA, André Ricardo de. Igreja in concert: padres cantores, mídia e marketing. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2005.
TEIXEIRA, Faustino. A conjuntura internacional católica: a relação com as religiões. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (orgs.). Catolicismo plural: dinâmicas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 2009. Capítulo 9. p. 159-180.
______. Faces do Catolicismo Brasileiro Contemporâneo. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (orgs.). Catolicismo plural: dinâmicas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 2009. Capítulo 2. p. 17-30.
Comunidade “Conselhos do Padre Reginaldo Manzotti – Notícias de personalidades” no Facebook. Acesso em: <https://www.facebook.com/conselhosdopadrereginaldomanzotti?fref=ts>. Acesso em: 19 out. 2104.
Entrevista com Moisés Sbardelotto autor do livro E o Verbo se fez Bit – A comunicação e a experiência religiosas na internet. Disponível em:
<http://editorasantuario.wordpress.com/2012/11/09/entrevista-com-moises-sbardelotto-autor-do-livro-e-o-verbo-se-fez-bit-a-comunicacao-e-a-experiencia-religiosas-na-internet/>. Acesso em: 20 out. 2014.
Fanpage “Comunidade Padre Reginaldo Manzotti” no Facebook. Acesso em: <https://www.facebook.com/pages/Padre-Reginaldo-Manzotti/437348903004206?sk=timeline>.Acesso em: 19 out. 2014.
Igreja e Internet (28 de Fevereiro de 2002). In: Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/pccs/documents/rc_pc_pccs_doc_20020228_church-internet_po.html>. Acesso em: 07 jul. 2014.
Instrução Pastoral Communio et progressio (23 de Maio de 1971). In: Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais. Disponível em:<http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/pccs/documents/rc_pc_pccs_doc_23051971_communio_po.html>. Capítulo 2, item 128. Acesso em: 07 jul. 2014.
Loja Virtual Evangelizar é Preciso. Disponível em: <http://www.padrereginaldomanzotti.org.br/loja>. Acesso em: 18 out. 2014.
Página oficial do Padre Reginaldo Manzotti na Internet. Disponível em <http://www.padrereginaldomanzotti.org.br/>. Acesso em: 06 jun. 2014.
Papa condena materialismo. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL758961-16022,00-PAPA+CONDENA+MATERIALISMO.html>. Acesso em: 15 out. 2014.
Perfil da Associação Evangelizar é Preciso no Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/evangelizarepreciso/info>. Acesso em: 20 ago. 2014.
Programa Mais Você com Ana Maria Braga exibido em 25/12/2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vQEZBrcy3NQ>. Acesso em: 25 set. 2014.
Disponível em: <http://www.padrereginaldomanzotti.org.br/info_capelinha.html?ref=minibanner>. Acesso em: 18 out. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).