IDENTIDADE, RELIGIÃO E MÍDIA: O ADVENTISMO BRASILEIRO EM “ATÉ O ÚLTIMO HOMEM”

Autores

  • Gladys Angélica Araújo da Silva Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)
  • Luma Carolina de Carvalho Silveira Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)
  • Rodrigo Follis Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) http://orcid.org/0000-0002-5206-2540

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v6i2.54780

Palavras-chave:

Adventismo, mídia, identidade, religião.

Resumo

O presente artigo analisa os movimentos realizados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) no período de lançamento do filme “Até o Último Homem”. A abordagem do tema se deu através da análise de algumas ações evangelizadoras relacionadas a história do personagem Desmond Doss, cuja vida exemplar representaria, segundo o momento, a identidade ideal para os adventistas. O objetivo foi explanar como os adventistas aproveitaram o contexto cinematográfico da história do herói cristão para elaborar estratégias missionárias atípicas diante dos padrões comumente utilizados pela denominação. Essas estratégias ampliam discussões relacionadas ao uso de meios midiáticos no cenário religioso, tais como HQ’s e conteúdos digitais (que, nesse caso, foram produzidos e utilizados como elementos de pregação pela IASD). O presente artigo pretende evidenciar algumas consequências da utilização dos meios comunicacionais na exposição do evangelho, ou seja, discutiremos, através do exemplo elencado, alguns dos processos comunicacionais utilizados em novas abordagens missionárias e comunicacionais.

Biografia do Autor

Gladys Angélica Araújo da Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Pós graduada em Docência Universitária pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual pela Universidade Anhanguera. Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e em Design Gráfico pela Universidade Paulista (Unip). Tutora de um aluno especial na educação básica e professora EAD no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp).(Fonte: http://lattes.cnpq.br/4684955343476866. Acessado em 21/01/2021)

Luma Carolina de Carvalho Silveira, Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Atualmente está cursando pós-graduação em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2017) e graduação em Tecnologia em Secretariado pela Faculdade de Tecnologia (2013). Atualmente é assitente de prodição da Rede Novo Tempo de Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente no seguinte tema: divertidamente; dominação; filme; poder simbólico. (Fonte: CV: http://lattes.cnpq.br/4684955343476866. Acessado em 21/01/2021)

Rodrigo Follis, Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Doutor em Ciências da Religião e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Pós-graduado em Docência Universitária e em Gestão Organizacional; Bacharel em Teologia e em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Professor no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Diretor da Unaspress, a editora universitária do Unasp. Atua principalmente nos seguintes temas: Mídia e Religião; Teologia Aplicada; Missiologia, sempre a partir dos conceitos de Memória e Identidade. Tem pesquisas voltadas também para as áreas de metodologia e iniciação científica, tanto em Teologia como em Comunicação Social. É também avaliador do MEC/INEP para os cursos de Comunicação Social. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/1017126463354805. Acessado em 21/01/2021)

Referências

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

Silva, G. A. A. da, Silveira, L. C. de C., & Follis, R. (2017). IDENTIDADE, RELIGIÃO E MÍDIA: O ADVENTISMO BRASILEIRO EM “ATÉ O ÚLTIMO HOMEM”. Revista Relegens Thréskeia, 6(2), 11–26. https://doi.org/10.5380/rt.v6i2.54780

Edição

Seção

Seção Temática