BIOÉTICA DE INTERVENÇÃO APLICADA À PESSOA COM DEFICIÊNCIA, PERSPECTIVAS TEOLÓGICAS E INCLUSÃO NA COMUNIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v5i2.49694

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência, Bioética de intervenção, Teologia.

Resumo

Sob o intuito de aferir de que modo a pessoa com deficiência guarda relação com as categorias da Escola de Pensamento Bioético Intervencionista trabalhadas pelos bioeticistas Dora Porto e Volnei Garrafa, o artigo analisa o desenvolvimento da Bioética, que expandiu seus limites para além da seara médica, atingindo o campo social a partir das noções de corporeidade, empoderamento, libertação e emancipação, perpassando tratados internacionais de direitos humanos. Resultando a revisão literária numa conformação das categorias analisadas à realidade das pessoas com deficiência, buscando a contribuição da Teologia para o debate bioético, sobretudo, no campo da Teologia Moral, o artigo deságua no modelo que confere ‘opção preferencial pelos pobres’, emergindo a categoria vulnerabilidade como referencial da Bioética em sua dimensão social, a partir das perspectivas de pobreza e exclusão. Contrariando a visão errônea das pessoas com deficiência como objeto de caridade e de assistencialismo, a teologia latino-americana posiciona-as como sujeitos de um mundo desafiado à construção de uma nova sociedade, fraterna e solidária, atenta às suas especificidades e necessidades, em todas as dimensões da vida, inclusive espiritual.

Biografia do Autor

Elizabete Aparecida Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, sob a Área de Concentração Direito Socioambiental e Sustentabildidade, tendo por linha de pesquisa Justiça, Democracia e Direitos Humanos. Graduada em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná com a láurea acadêmica Prêmio Marcelino Champagnat, pelo melhor desempenho da Turma 2014. Especialista em Direito Previdenciário pelo Centro Universitário Curitiba. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Assessora Técnica no Senado Federal no período de 2003-2010, renomeada em 2019. Assessora do Governo do Estado do Paraná no período de 2011-2014. Procuradora Jurídica da Federação das APAEs do Estado do Paraná no período de janeiro de 2015 a março de 2017. Advogada. Membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/PR, no período de 6 de agosto de 2016 a 5 de junho de 2018. Professora do Centro de Estudos Jurídicos Luiz Carlos, ministrando as disciplinas de Legislação da pessoa com deficiência e do idoso, na modalidade presencial e à distância. Professora tutora em cursos EaD ministrados junto à Escola de Gestão do Paraná, em 2014. Pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa Virada de Copérnico - Núcleo de Estudos em Direito Civil - Constitucional do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Desenvolveu consultoria especializada para o Ministério da Educação, em Projeto vinculado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em pesquisa sobre temáticas do Ensino Fundamental e Médio, formalizadas em proposições tramitadas no Congresso Nacional. Professora colaboradora do Centro Universitário Internacional UNINTER, sendo responsável pela elaboração de material didático ou instrucional da disciplina de Trindade, do Curso de Teologia Católica, bem como pela elaboração de Banco de Questões da disciplina de Introdução à Ciência da Religião e da disciplina de Direito Canônico I, do curso de Graduação em Teologia Católica. Palestrante. Atua com ênfase na Linha Teologia e Sociedade, em diversas disciplinas, bem como no Direito do Terceiro Setor e Previdenciário, Legislação da Pessoa com Deficiência e do Idoso. (Fonte:  http://lattes.cnpq.br/5389668067975380. Acessado em 20/01/2021)

Sérgio Junqueira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor Livre Docente (2012) e Pós-Doutor (2010) em Ciência da Religião pela PUCSP; Pós-Doutorado em Geografia da Religião pela UFPR (Bolsista CAPES - 2018); Pós- Doutorado em Ciências da Religião pela UEPA (Bolsista CAPES - 2019), Professor Titular da PUCPR (2008). Doutor (2000) e Mestre (1996) em Ciências da Educação pela Universdiade Pontifícia Salesiana (Roma - Itália). Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Uberaba (1990) Bacharel em Ciências Religiosas pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas (1987). Pesquisador Colaborar do LEER da UEL, é Consultor e Orientador em Educação e Religião; Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER). Atuou na Educação Básica na Rede de Escolas Maristas (1984-2000) como professor e gestor. No Ensino Superior atuou na Universidade Católica de Brasília (1997-1999) como Pró-Reitor Comunitário e de Extensão; na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000-2016) como professor e gestor; no Centro Universitário Internacional UNINTER (2008-2012) como professor e gestor na modalidade EAD. Experiência como professor universitário nos seguintes cursos de graduação de Educação, Turismo e Teologia. Na especialização atuou nas modalidades presenciais e a distância na área de Ensino Religioso. Enquanto no Strictu Sensu nos Programas de Educação e Teologia (Mestrado e Doutorado); Supervisor de Pós-Doutorado. Professor visitante do Programa de Doutoramento em Educação e Sociedade (Cultura de Linha, Fé e Valor de Formação) na Universidade La Salle de Bogotá e Investigador da Universidade Lusófona de Lisboa (Portugal). Colaborou na editoria da revista Educação e Movimento (AECPR) Diálogo Educacional (PUCPR), Pistis & Praxis: Teologia Pastoral (PUCPR), Diálogo (Paulinas) e da equipe editorial da Revista Relegens Threskéia: Estudos e pesquisas sobre religião (UFPR/UEPA) e da Revista de Educação (ANEC). Bolsista Produtividade da Fundação Araucária de Apoio a Pesquisa do Paraná e Bolsista Universal da CAPES. Na área de Comunicação atuou como Superintendente da Lumen Comunicação (2002-2003), Superintendente da Fundação Rocio (Radio Clube AM e FM); Diretor e Editor da Editora Champagnat e da Lumen Produção. Coordenação da Comissão de Ética dos Hospitais vinculados a PUCPR. Consultor do Conselho Nacional de Educação e UNESCO para Educação e Religião; Consultor da Secretaria de Estado de Educação do Paraná e da Secretaria de Educação Municipal de Curitiba. Vice-Presidente da Associação de Educação Católica (AEC-PR), Consultor para o Conselho nacional de Educação com bolsa da UNESCO. Autor de livros, artigos e artigos em eventos acadêmicos nas seguintes áreas: educação, formação de professores, diversidade educação religiosa (pastoral). (Fonte: http://lattes.cnpq.br/8648726976057922. Acessado em 20/01/2021)

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Publicado

2016-12-11

Como Citar

Pereira, E. A., & Junqueira, S. (2016). BIOÉTICA DE INTERVENÇÃO APLICADA À PESSOA COM DEFICIÊNCIA, PERSPECTIVAS TEOLÓGICAS E INCLUSÃO NA COMUNIDADE. Revista Relegens Thréskeia, 5(2), 71–86. https://doi.org/10.5380/rt.v5i2.49694

Edição

Seção

Seção Temática