RELIGIOSIDADE E PROTAGONISMO DAS JUVENTUDES UNIVERSITÁRIAS

Autores

  • Clélia Peretti Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) https://orcid.org/0000-0003-2062-0883
  • Alisson de Souza Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Bruna Carolina dos Passos Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v4i2.44350

Palavras-chave:

Juventudes universitárias. Religiosidade, Cidadania, Direitos Humanos, Protagonismo

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisas realizadas com as juventudes sobre o perfil da religiosidade, o exercício da cidadania e dos direitos humanos entre os jovens. Objetivou-se conhecer o perfil da religiosidade e seus aspectos relevantes, mapear valores, dinâmicas e vivências religiosas e investigar o protagonismo entre os jovens universitários entre 18 e 29 anos. Os resultados mostram que as juventudes são objeto de estudos importante para o Brasil tanto pela crescente preocupação na construção de sua identidade quanto pela formação do futuro profissional. O perfil religioso vem se modificando com o aumento da mobilidade, com o crescente sincretismo e bricolagem religiosa. A intolerância e manipulação religiosa são o ponto de maior crítica e o principal problema entre os pesquisados. O protagonismo se revela através dos manifestos e do engajamento em projetos sociais que visem garantir os direitos fundamentais e a dignidade humana e deveres inerentes aos indivíduos.

Biografia do Autor

Clélia Peretti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Clélia Peretti, é Graduada em Pedagogia pela Libera Università Maria Santíssima Assunta, Roma - Itália (1990). Possui Magistério em Ciências Religiosas pelo Pontifício Ateneo Antonianum, Roma - Itália (1997). É Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração, Bauru - SP, Brasil (1998). É Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Curitiba- PR (2010). Possui Licenciatura em História pelo Centro Universitário Claretiano, Curitiba -PR (2016). É Especialista em Gestão de Escolas pela PUCPR (2000) É Mestre em Educação pela PUCPR (2002). É especialista em Educação a Distância pela Universidade de Brasília, UNB (2007). É Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia EST, São Leopoldo-RS (2009). Fez pós-doutorado em Fenomenologia pelo Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche e Pontifícia Universidade Lateranense - Roma (2015). Docente e pesquisadora no Curso do Bacharelado de Teologia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Teologia - PPGT da PUCPR. Líder do Grupo de Pesquisa: Teologia, Gênero e Educação. Membro do Grupo de pesquisa de Teologia e Bioética da PUCPR, do NUPPER (Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião), do SOCIORELIGIO (Mudanças e Dinâmicas das Religiosidades Populares nos Territórios e Populações Tradicionais do Paraná). Membro de International Academy of Practical Theology - IAPT- USA, da SOTER e ANTPECRE. - Professor Visitante na Universidade Católica de Moçambique. Professora Visitante Professora Visitante no Instituto Superior de Filosofia e de Teologia Dom Jaime Garcia Goulart ? Dili (Timor-Leste). Membro da Coordenação do FONAPER, na Coordenação da Educação Superior. Dedica-se a pesquisa dos seguintes temas: Teologia Prática. Gênero. Feminismo e Teologia feminista. Educação Religiosa. Ensino Religioso. Formação de professores, catequistas e lideranças comunitárias. Direitos Humanos e Juventudes. Violência contra a Mulher. Fenomenologia, Experiência Religiosa e Mística. Realiza pesquisa com pensadores e teólogos contemporâneos: Edith Stein, Gerda Walter, Von Balthasar, Henry de Lubac, Yves Congar, Guardini, Pannenberg, Metz, Libanio, Elza Tames. Fioreza, etc.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/9379858395652461. Acesso em 30/01/2021

Alisson de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestrado em Teologia na linha de estudos em Teologia e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), entre os anos de 2016 e 2018. Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina, entre os anos de 2012 e 2015. Tecnólogo em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina, entre os anos de 2008 e 2011. Participante do Programa de Iniciação à Pesquisa (PROINPES) com o estudo O trânsito religioso da juventude entre as denominações religiosas cristãs em Joinville nos anos de 2012 e 2013, sob orientação da Profa. Dra. Clélia Peretti.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/0445921825964102. Acesso em 30/01/2021

Bruna Carolina dos Passos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Possui ensino-medio-segundo-graupela E.E.B. Professora Jandira D'Avila(2011). Tem experiência na área de Teologia.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/5488535987189190. Acesso em 30/01/2021

Referências

ANTONIAZZI, Alberto. O sagrado e as religiões no limiar do Terceiro Milênio. In: CALIMAN, Cleto.

(org.). A sedução do sagrado. O fenômeno religioso na virada do milênio. Petrópolis: Vozes, 1998.

GASPARETTO, Paulo Roque. Midiatização da religião: processos midiáticos e a construção de novas

comunidades de pertencimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva; Guaraciara

Lopes Louro. 10 a. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HERVIEU-LÉGER, Danièle. O peregrino e o convertido. A religião em movimento. São Paulo. Editora

Vozes, 2008.

KEHL, Maria Rita. A fratria órfã: conversas sobre a juventude. São Paulo: Olho d’Água, 2008.

MAGNANI, José Guilherme C. Jovens na metrópole: etnografias de circuitos de lazer encontros e

sociabilidade. In: MAGNANI, José Guilherme Cantor; SOUZA, Bruna Mantese de (orgs.). 1a. ed. São

Paulo: Editora Terceiro Nome, 2007.

RIBEIRO, Jorge Claudio. Religiosidade jovem: pesquisa entre universitário. São Paulo: Loyola, 2009.

RODRIGUES, Solange dos Santos. Jovens, experiência do sagrado e pertencimento religioso: um olhar

sobre a literatura. In: OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro; DE MORI, Geraldo (orgs.). Mobilidade religiosa.

Linguagens, juventudes, política. São Paulo: Paulinas, 2012, p. 253-287.

SOUZA, Beatriz Muniz de; MARTINO, Luís Mauro Sá. Sociologia da religião e mudança social:

católicos, protestantes e novos movimentos religiosos no Brasil. São Paulo: Paulus, 2004.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

Peretti, C., Souza, A. de, & Passos, B. C. dos. (2015). RELIGIOSIDADE E PROTAGONISMO DAS JUVENTUDES UNIVERSITÁRIAS. Revista Relegens Thréskeia, 4(2), 196–212. https://doi.org/10.5380/rt.v4i2.44350

Edição

Seção

Artigos