Papel da religião na sociedade do risco
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v4i2.44349Palavras-chave:
Religião, Risco, Modernidade Transcendência, Política.Resumo
Em reconhecimento da situação dos seres humanos de hoje, a globalização parece tornar-se um ponto de partida fundamental; Agora, a globalização e homogeneização não é só temos cenários sociais e econômicos, mas fatores como a cruz imaginário, a sensibilidade e as atitudes. Consequentemente, a humanidade está enfrentando mudar as dinâmicas sociais, políticas, econômicas e culturais, que acabam afetando pessoas reais em matéria de subjetividades, visões de mundo e modos de vida. Nesse cenário, o artigo discute a religião como uma possível porta de entrada para a compreensão da situação humana no mundo pós-moderno; para que, depois de algumas considerações iniciais, ele expõe elementos da sociedade que são ecoados Risco e coloque no campo da religião, na sequência da abordagem de Josetxo Beriain, Anthony Giddens e Zygmunt Bauman. Termina, expondo algumas implicações da consideração da dimensão transcendente do homem na política e nas relações com o projeto de pesquisa escola Educação Religiosa como um espaço para a educação política.
Referências
BAUMAN, Z. Cultura de Residuos. En Vidas desperdiciadas: La modernidad y sus parias. Buenos
Aires: Paidós, 2004. p. 123-171
BERIAIN, J. (Comp.). Las consecuencias perversas de la modernidad: Modernidad, contingencia y
Riesgo. Barcelona: Anthropos, 1996
BEUCHOT, M. Hermenéutica Analógica y Religión. Theologica Xaveriana 60 (169), 2010. p.25-45.
ESPINAL, C. A propósito de la universidad. Problemas, contextos y alternativas. Universitas
Humanística, 62, 2006. p. 91-107.
PANNIKAR, R. Mito, Fe y Hermenéutica. Barcelona: Herder, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
