A UMBANDA ENTRE A CODIFICAÇÃO E A PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v4i2.44345Palavras-chave:
Umbanda, Codificação, Prática RitualísticaResumo
O artigo trata do processo de consolidação da Umbanda no Brasil e as diversas tentativas de codificar seu ritual e sua teogonia. Neste sentido, três obras escritas por intelectuais umbandistas foram analisadas, sendo elas: “Codificação da Lei de Umbanda: parte científica e parte prática” (1960) de Emanuel Zespo, “Curso Essencial de Umbanda” (2011) de Ademir Barbosa Junior (Dermes) e “Umbanda de Almas e Angola: ritos, magia e africanidade” (2011) de Giovani Martins. Nelas observamos as aproximações e as divergências no campo umbandista e a impossibilidade de definir regras ritualísticas para todos os terreiros espalhados pelo país. Analisamos questões centrais da religião umbandista: origem, fundação, hino, leis, Orixás, racialismo, organização dos terreiros, sessões mediúnicas, entidades espirituais, responsabilidades para com o ritual, comportamento moral e ético. Em todos estes pontos os autores buscaram formatar a Umbanda em leis e códigos a partir de suas experiências particulares e seus estudos teóricos. Três possibilidades para uma mesma Umbanda.
Referências
BARBOSA JUNIOR, Ademir. Curso Essencial de Umbanda. 1ª. Ed. São Paulo: Universo dos Livros,
MARTINS, Giovani. Umbanda de Almas e Angola: ritos, magia e africanidade. 1ª Ed. São Paulo:
Ícone, 2011.
VERGER, Pierre Fatumbi. Orixás: deuses iorubas na África e no Novo mundo. 6ª. Ed. São Paulo:
Corrupio, 1990.
VIANNA, Oliveira. Evolução do Povo Brasileiro. 3ª Ed. São Paulo: Companhia Editora nacional, 1938.
ZESPO, Emanuel. Codificação da Lei de Umbanda: parte científica e parte prática. 2ª Ed. Rio de
Janeiro: Editora Espiritualista, 1960.
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