(RE)PENSANDO TECNOLOGIA E RELIGIOSIDADE: TECNOGNOSE, JOGOS DE RPG E AMPLIAÇÃO DE CONSCIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v4i1.42264

Palavras-chave:

tecnologia, jogos, RPG, religião, consciência

Resumo

O artigo propõe que a tecnologia tem assumido expressões religiosas, das quais emergem os conceitos de tecnognose e tecno-religiosidade, fazendo referência a uma espécie de culto à tecnologia no qual aparecem fantasias de progresso e transcendência. Nesse contexto, os jogos digitais são vistos como um espaço de realização de algumas dessas fantasias, mas nota-se que não podem ser reduzidos apenas a isso. Nota-se que os jogos, em especial os de representação de papéis (RPGs), possibilitam a emergência de processos psicológicos paralelos à realização de fantasias que auxiliam no desenvolvimento da personalidade do jogador e na ampliação de sua consciência. Assim, defende-se que tecnologia e jogos digitais sejam considerados como objetos plurais, nos quais manifestam-se aspectos religiosos e fantasiosos bem como potenciais reais de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Rafael Justino da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Graduado em Psicologia pela UNESP de Bauru e Mestre em Psicologia clínica pela UFPR. Investiga fenômenos e processos psicológicos relacionados a jogos digitais e tecnologia sob referencial da psicologia analítica.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/1083004376993812. Acesso em 29/01/2021

Carlos Augusto Serbena, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (1989), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná e professor permanente e vice-coordenador do Mestrado em Psicologia da UFPR. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: grupo vivencial de sonhos na Psicologia Analítica; relações entre Fenomenologia, Psicologia Analítica e Psicopatologia; cultura e grupos em Psicologia Analítica.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/5371596836420650. Acesso em 29/01/2021

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Publicado

2015-07-26

Como Citar

Silva, R. J. da, & Serbena, C. A. (2015). (RE)PENSANDO TECNOLOGIA E RELIGIOSIDADE: TECNOGNOSE, JOGOS DE RPG E AMPLIAÇÃO DE CONSCIÊNCIA. Revista Relegens Thréskeia, 4(1), 96–115. https://doi.org/10.5380/rt.v4i1.42264

Edição

Seção

Seção Temática