UMA NOVA ORDEM RELIGIOSA: O NASCIMENTO DA COMPANHIA DE JESUS EM TEMPO DE REFORMAS RELIGIOSAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v4i2.41775Palavras-chave:
Igreja Católica – Companhia de Jesus – Reformas ReligiosasResumo
A Companhia de Jesus foi uma das instituições mais atuantes e influentes do mundo ocidental durante a Época Moderna. Entre os muitos aspectos de sua história, alguns polêmicos, seu nascimento como uma entidade de poder encontra explicações discordantes na historiografia. A partir da análise dos documentos relativos à criação e aprovação da ordem religiosa, e de alguns documentos do universo religioso do período, este artigo tem como objetivo refletir sobre essas explicações. Pretende-se, com isso, entender como o ambiente de reformas religiosas do Velho Continente influenciou no nascimento da ordem jesuítica e, igualmente, como o funcionamento desta congregação impactou nesse mesmo processo que a originou.
Referências
ASSUNÇÃO, Paulo de. Negócios jesuíticos: o cotidiano da administração dos bens divinos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
BETHENCOURT, Francisco. História das Inquisições: Portugal, Espanha e Itália – séculos XV-XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. 126 ed. São Paulo: AVE-MARIA Edições, 1999.
CALMON, Pedro (1902-1985). História do Brasil. v. III. 2 ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1963.
DELUMEAU, Jean. A civilização do Renascimento. Lisboa: Edições 70, 2004.
__________. La Reforma. Barcelona: Labor, 1967.
EISENBERG, José. As missões jesuíticas e o pensamento político moderno: encontros culturais, aventuras teóricas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.
FEBVRE, Lucien. O problema da incredulidade no século XVI: a religião de Rabelais. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
FRANCO, José Eduardo; TAVARES, Célia Cristina. Jesuítas e Inquisição: cumplicidades e confrontações. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007.
GREEN, Vivian H. H. Renascimento e Reforma. Lisboa: Dom Quixote, 1991.
GROSSI, Vitorino; SESBOÜÉ, Bernard S.J. Graça e justificação: do testemunho da Escritura ao fim da Idade Média. In: SESBOÜÉ, Bernard S.J. (dir.). História dos dogmas: o homem e sua salvação. Tomo 2. São Paulo: Edições Loyola, 2003a.
__________; __________. Graça e justificação: do concílio de Trento à época contemporânea. In: SESBOÜÉ, Bernard. S.J. (dir.). História dos dogmas: o homem e sua salvação. Tomo 2. São Paulo: Edições Loyola, 2003b.
IPARRAGUIRRE, Ignácio. Introducción para las Constituciones de la Compañía de Jesús. In: IPARRAGUIRRE, Ignacio; DALMASES, Candido de (orgs.). Obras Completas de San Ignacio de Loyola. Edicion Manual. Madrid: La Editorial Catolica, 1952.
HESPANHA, António Manoel. Da “Justitia” à “Disciplina”: textos, poder e política no Antigo Regime. In: Boletim da Faculdade de Direito de Coimbra. Estudos em homenagem ao professor doutor Eduardo Correia. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1989.
HOLANDA, Sérgio Buarque de (dir.). História Geral da Civilização Brasileira. A época colonial: do descobrimento à expansão territorial. v. I. Tomo I. 16 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
__________ (dir.). História Geral da Civilização Brasileira. A época colonial: administração, economia, sociedade. v. II. Tomo I. 10 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
LADARIA, L. F. A criação do céu e da terra. In: SESBOÜÉ, Bernard S.J. (dir.). História dos dogmas: o homem e sua salvação. Tomo 2. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Tomo I. Lisboa: Livraria Portugália; Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1938.
MULLETT, Michael. A Contra-Reforma e a Reforma Católica nos princípios da Idade Moderna europeia. Lisboa: Gradiva, 1985.
O’MALLEY, John W. Os primeiros jesuítas. São Leopoldo: Editora UNISINOS; Bauru: EDUSC, 2004.
PIERONI, Geraldo. Os excluídos do Reino: a Inquisição portuguesa e o degredo para o Brasil Colônia. Brasília: Editora da Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.
REALE, G.; ANTISERI, D. História da filosofia: do humanismo a Kant. v. II. São Paulo: Paulus, 1990.
SABEH, Luiz Antonio. Colonização salvífica: os jesuítas e a Coroa portuguesa na construção do Brasil (1549-1580). Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
__________. Semeando um novo mundo: a Companhia de Jesus e a administração Habsburgo no Brasil. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
SIQUEIRA, Sonia A. A Inquisição. São Paulo: FTD, 1998.
SKINNER, Q. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
TAVARES, Célia Cristina da Silva. Jesuítas e inquisidores em Goa: a cristandade insular (1540-1682). Lisboa: Roma Editora, 2004.
VAINFAS, Ronaldo. Trópico dos pecados: moral, sexualidade e Inquisição no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
WRIGHT, Jonathan. Os jesuítas: missões, mitos e história. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
