Open Journal Systems

ESPAÇO E LUGAR SAGRADO: VIVÊNCIA E PERCEPÇÃO PENTECOSTAL ASSEMBLEIANA

Luana Cristina Baracho de Moura

Resumo


Este estudo objetiva produzir reflexão sobre o conceito geográfico de lugar sagrado. O grupo social religioso selecionado para esta ponderação é integrante da Igreja Assembleia de Deus – AD, que se caracteriza como protestante e pentecostal e se difundiu espacial e culturalmente pelo Brasil a partir de 1911, impondo suas marcas à paisagem geográfica e à sociedade pelos últimos cem anos. O foco deste estudo incide sobre a interpretação de como o grupo social religioso membro da Igreja Assembleia de Deus Jardim 25 de Agosto constrói, percebe e vivencia o lugar sagrado. Através da análise das informações obtidas a partir da aplicação de um questionário a uma amostra qualitativa do grupo e de observações empíricas, foi possível obter informações que respondem satisfatoriamente ao objetivo inicial, além de produzir novos questionamentos, configurando este estudo em uma reflexão introdutória.

Palavras-chave


Pentecostal; Lugar Sagrado; Igreja Assembleia de Deus

Texto completo:

PDF

Referências


ARQUIVO DA ASSEMBLEIA DE DEUS JARDIM 25 DE AGOSTO. [Dados da

Igreja Assembleia de Deus Jardim 25 de Agosto]. Duque de Caxias, 2007.

CORRÊA, R. L. Espaço: Um Conceito - Chave. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.

(Org.). Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995

DURKHEIM, E. As Formas Elementares da Vida Religiosa: o sistema totêmico na

Austrália. São Paulo: Paulinas, 1989.

ELIADE, M. O Sagrado e o Profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins

Fontes, 2010.

FRESTON, P. Breve história do pentecostalismo brasileiro. In: ANTONIAZZI, A. et al

(Org.). Nem anjos nem demônios: interpretações sociológicas do pentecostalismo.

Petrópolis: Vozes, 1994.

GIL FILHO, F. S. O espaço sagrado: estudos em geografia da religião. 2. ed. Curitiba:

Ibpex, 2012.

______. Por uma Geografia do Sagrado. In: MENDONÇA, F.;KOEZEL, S. (Org.)

Elementos de Epistemologia da Geografia Contemporânea, Curitiba: Editora UFPR,

GIL FILHO, F. S.; GIL, A. H. C. Identidade religiosa e territorialidade do sagrado:

notas para uma teoria do fato religioso. In: ROSENDAHL, Z; CORRÊA, R. L. (Org.)

Religião, identidade e território. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

HOLZER, W. O conceito de lugar na geografia cultural-humanista: uma contribuição

para a geografia contemporânea. GEOgraphia, Niterói, v. 5, n.10, 2003.

IBGE. Base de Dados do IBGE. Disponível em

,

e Acesso em

setembro de 2012.

MARIANO, R. Neopentecostais: Sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. 2. ed.

São Paulo: Edições Loyola, 2005.

MELLO, J. B. F. Descortinando e (Re)pensando categorias espaciais com base na obra

Yi-Fu Tuan. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Org.). Matrizes da Geografia

Cultural. 1ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

______. A humanização da natureza – uma odisséia para a (re)conquista da natureza. In:

SILVA, S. T.; MESQUITA, O. V.(Org.) Geografia e questão ambiental. Rio de

Janeiro: IBGE, 1993.

______. Geografia humanística: a perspectiva da experiência vivida e uma crítica

radical ao positivismo. In: Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, 52,

n. 4, 1990.

NORTON, W. Cultural Geography: themes, concepts, analyses. Oxford: Oxford

University Press, 2000.

PEREIRA, C. J. Do Sagrado Ontológico à Forma Simbólica: o Espaço Sagrado como

categoria de análise na Geografia da Religião. In: V Simpósio Paranaense de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2010,

Curitiba. Anais do V Simpósio Paranaense

de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2010.

PEREIRA, C. J. ; GIL FILHO, S. F. Geografia da Religião e Espaço Sagrado:

diferenças entre as noções de lócus material e conformação simbólica. Ateliê geográfico

(UFG), v. 6, 2012.

______. Geografia da Religião, Espaço Sagrado e Pentecostalismo: Análise de uma

Espacialidade Pentecostal. In: Religião e Sociedade: o espaço do sagrado no século

XXI, 2009, Curitiba. V Seminário Nacional Religião e Sociedade: O Espaço do Sagrado

no Século XXI. Caderno de Resumos, 2009.

ROSENDAHL, Z. Primeiro a obrigação, depois a devoção: estratégias espaciais da

Igreja Católica no Brasil de 1500 a 2005. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012a.

______. O sagrado e sua dimensão espacial. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.;

CORRÊA, R. L. (Org.) Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de

Janeiro: Bertrand Brasil, 2012b.

______. A Dimensão do Lugar Sagrado: ratificando o domínio da emoção e do

sentimento do ser-no-mundo. In: CARNEIRO, S. S.; SANT’ANNA, M. J. G. (Org.).

Cidades: olhares e trajetórias. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

______. Apresentação. In: ROSENDAHL, Z.; CORREA, R.L. (Org.) Introdução à

Geografia Cultural. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2003a.

______. Espaço e Religião: uma abordagem geográfica. 2ª Edição. Rio de Janeiro:

EdUERJ, 2002.

______. Lugares sagrados e sacralizados: as múltiplas faces do simbolismo. In: VI

Encontro Nacional da ANPEGE. Ceará, 2005.

______. Os caminhos da construção teórica: ratificando e exemplificando as relações

entre espaço e religião In: ROSENDAHL, Z.; CORREA, R.L. (Org.) Espaço e cultura:

pluralidade temática. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

______. O sagrado e o espaço. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L.

(Org.) Explorações geográficas: percursos no fim do século. Rio de Janeiro: Bertrand

Brasil, 1997.

______. O espaço, o sagrado e o profano. In: ROSENDAHL, Z.; CORREA, R.L. (Org.)

Manifestações da Cultura no Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

______. Espaço, Religião e Cultura: Dimensões de Análise. In: ROSENDAHL, Z.;

CORRÊA, R. L. (Org.) Introdução à Geografia Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand

Brasil, 2003b.

SANTOS, A. P. O papel do geógrafo no mundo. Portal eletrônico Diário de Cuiabá,

Cuiabá - MT - Brasil, 29 maio 2007. Disponível em Acesso em janeiro de

TUAN, Y. F. Topofilia. São Paulo, DIFEL, 1980.

______. Espaço e lugar. São Paulo, DIFEL, 1983.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v3i2.39096