A ESPACIALIDADE RELIGIOSA DA IGREJA MADALENA SOFIA BARAT E SANTO EXPEDITO SOB A ÓTICA DA METODOLOGIA GOFFMANIANA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v3i1.37702Palavras-chave:
Espacialidade religiosa, Cotidiano, Metodologia goffmanianaResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar a espacialidade religiosa da Igreja Madalena Sofia Barat e Santo Expedito. Tendo como base as leituras do cotidiano, realizadas sob a ótica da metodologia de Erving Goffman. Desse modo, são analisadas as situações sociais que se formam através de um acervo simbólico, em palcos de atuação. Dessa maneira, cada pessoa desempenha um papel ao interagir com os outros através de comportamentos físicos e verbais, criando também um papel de desejo, que utiliza a aparência para convencer o outro de sua intenção mascarada por sua própria atuação. Assim, a vida do teatro e vida cotidiana apresentam inúmeros paralelos, principalmente quando estabelecem palcos. Esse palco de interações permite que, de acordo com Berger e Luckmann (1999, p.38), “a realidade da vida cotidiana apareça já objetivada, isto é, constituída por uma ordem de objetos que foram designados como objetos, antes da minha entrada em cena.” O indivíduo que se apresenta como personagem será considerado o que é, um ator desempenhando seu papel em um palco pré-estabelecido. A abordagem teatral na vida social é o centro da argumentação de Erving Goffman. Nesse contexto, Goffman diferencia entre um desejo individual-pessoal e um conjunto interativo coletivo. Assim, se permite a suposição de dois espaços; de um lado um espaço da personalidade autêntica e, de outro um espaço social de interação. A teatralização da vida cotidiana se estabelece entre ambos e, consequentemente cada ação que um indivíduo executa solicita que os observadores dessa ação levem a sério, quer dizer, que julguem como autêntico, a impressão do que está sendo apresentado. Inserida na dimensão traçada, estão categorias como as Instituições formadoras do Bairro Alto em Curitiba- PR, temos a dimensão religiosa da Igreja Madalena Sofia Barat e Santo Expedito, um dos palcos com uma história extremamente antiga, portanto bastante ritualizada, com claros papéis entre lideranças religiosas e os fiéis, além dos outsiders dascerimonias.
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