O MAL, O DIABO E OS AGENTES ESVAZIADORES DO BEM NA DOUTRINA CATÓLICA

Autores

  • Marco Antonio Marcon Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v3i1.37700

Palavras-chave:

Deus, Jesus, Diabo, Igreja Católica, Poder Religioso

Resumo

O objetivo deste trabalho é conceituar o mal e o Diabo sob os olhos da doutrina da Igreja Católica, assim como debater sobre a incoerência dogmática que pode surgir caso estes elementos sejam retirados ou negligenciados no ensino básico desta fé. A diversidade no pensamento teológico por vezes flerta com os limites, que chega a rejeitar tais temas, talvez constrangidos pelo que se tornou a imagem destes esvaziadores do bem no decorrer dos séculos e principalmente na modernidade. No entanto, a identidade religiosa se cria quando expõe para o mundo plural seus elementos de crenças mais peculiares e particulares. A maior vergonha está na falta de originalidade em alguma expressão religiosa, querendo com tamanha obsessão se adaptar ao mundo, que perde a própria identidade.

Biografia do Autor

Marco Antonio Marcon, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Mestre e Bacharel em Teologia pela PUCPR. Com experiência como militar da Força Aérea Brasileira, na área imobiliária e contábil-financeira na construção civil, de empreendimento no ambiente virtual, competição esportiva, na gestão de centro de educação infantil e comunicação televisa de massa. Atualmente: casado e pai, pesquisador na teologia sobre o "problema do mal e exorcismos" desenvolvendo projeto para o doutoramento e colaborador nas diversas áreas pastorais na arquidiocese de Curitiba, em especial catequética e comunicação na paróquia Santo Agostinho (Ahu, Curitiba-PR).

Fonte: http://lattes.cnpq.br/1070835841889677. Acesso em 28/01/2021

Downloads

Publicado

2014-09-03

Como Citar

Marcon, M. A. (2014). O MAL, O DIABO E OS AGENTES ESVAZIADORES DO BEM NA DOUTRINA CATÓLICA. Revista Relegens Thréskeia, 3(1), 127–143. https://doi.org/10.5380/rt.v3i1.37700

Edição

Seção

Artigos