SURFANDO NAS ONDAS DO SENHOR: JUVENTUDE EVANGÉLICA E MÍDIA NO BRASIL (ANOS 2000-2010)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v3i1.37699Palavras-chave:
Juventude, protestantismo, pentecostalismo, mídia, História CulturalResumo
Este artigo explora as relações entre juventude evangélica na sua diversidade e os variados usos da mídia, que compreendem diferentes estratégias direcionadas à juventude evangélica no Brasil. Analisamos tanto iniciativas articuladas por igrejas com o intento de atrair jovens para seus templos, quanto ações de grupos juvenis em organizações paraeclesiásticas e mocidades ligadas a igrejas, dentro do recorte temporal dos anos 2000 a 2010. Quais as relações que os jovens evangélicos têm mantido com suas instituições religiosas? Os usos da mídia, em especial as mídias digitais, têm interferido nas atividades destes jovens dentro e fora de suas igrejas? Observa-se que, em alguns casos, os jovens evangélicos encontraram na mídia um canal de expressão que nem sempre lhes é conferido no interior de suas igrejas, principalmente nas mais tradicionais. Contudo, ao mesmo tempo, existem igrejas que investem nas novas tecnologias de comunicação a fim de atrair e manter a juventude como seus membros ativos. Utilizamos como arcabouço teórico a História Cultural e os Estudos Culturais, para abordar as relações entre religião, mídia, cultura e identidade.
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