A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NA MÍDIA PENTECOSTAL: UMA ANÁLISE DE DISCURSO DO QUADRO ABRINDO O CORAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v3i1.37697Palavras-chave:
Mídia Evangélica, Pentecostais, Gênero, Análise de DiscursoResumo
A proposta deste trabalho tem como objeto de estudo o quadro Abrindo o Coração (AC), que é um dos destaques dentro do programa Show da Fé, veiculado pela Rede Internacional de Televisão (RIT), apresentado pelo líder religioso, Missionário R.R. Soares. Trata-se de uma análise da mídia pentecostal com o objetivo de verificar a representação da mulher transmitida por este grupo religioso. Como metodologia, escolhemos duas cartas do quadro Abrindo o Coração, lidas ao vivo no programa Show da fé, e por meio da transcrição deste material usaremos os procedimentos teórico-metodológicas da Análise do Discurso (AD) para compreender de que forma essas mulheres são representadas. O trabalho busca mostrar que o discurso religioso midiatizado interfere de maneira muito pontual nas relações de dominação entre os sexos e constitui um corpo de análise fundamental para os estudos de gênero.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
