A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NA MÍDIA PENTECOSTAL: UMA ANÁLISE DE DISCURSO DO QUADRO ABRINDO O CORAÇÃO

Autores

  • Patrícia Garcia Costa Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v3i1.37697

Palavras-chave:

Mídia Evangélica, Pentecostais, Gênero, Análise de Discurso

Resumo

A proposta deste trabalho tem como objeto de estudo o quadro Abrindo o Coração (AC), que é um dos destaques dentro do programa Show da Fé, veiculado pela Rede Internacional de Televisão (RIT), apresentado pelo líder religioso, Missionário R.R. Soares. Trata-se de uma análise da mídia pentecostal com o objetivo de verificar a representação da mulher transmitida por este grupo religioso. Como metodologia, escolhemos duas cartas do quadro Abrindo o Coração, lidas ao vivo no programa Show da fé, e por meio da transcrição deste material usaremos os procedimentos teórico-metodológicas da Análise do Discurso (AD) para compreender de que forma essas mulheres são representadas. O trabalho busca mostrar que o discurso religioso midiatizado interfere de maneira muito pontual nas relações de dominação entre os sexos e constitui um corpo de análise fundamental para os estudos de gênero.

Biografia do Autor

Patrícia Garcia Costa, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Doutoranda e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com pesquisa na área de Mídia, Gênero e Religião. Membro do Grupo de Estudos MIRE - Mídia, Religião e Cultura/Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da Intercom. Graduada em Letras - português, inglês e respectivas literaturas pela FSA -Fundação Santo André (1998), pós-graduada em Metodologia do Ensino na área de Língua Portuguesa, na mesma instituição (2001). Pós-graduada em Práticas e Vertentes do Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa e da Literatura pela Uninove - Centro Universitário Nove de Julho (2008). Professor de Comunicação e Língua Portuguesa da Faculdade Paulista de Comunicação (FPCA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, análise do discurso, oratória e gramática normativa.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/7137749689544260. Acesso em 28/01/2021

Downloads

Publicado

2014-09-03

Como Citar

Garcia Costa, P. (2014). A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NA MÍDIA PENTECOSTAL: UMA ANÁLISE DE DISCURSO DO QUADRO ABRINDO O CORAÇÃO. Revista Relegens Thréskeia, 3(1), 55–79. https://doi.org/10.5380/rt.v3i1.37697

Edição

Seção

Seção Temática