A INTERSEÇÃO MÍDIA RELIGIOSA E MERCADO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE SIGNOS BÍBLICOS PELOS EVANGÉLICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v3i1.37688

Palavras-chave:

Evangélicos, Signos, Antigo Testamento, Mídia Religiosa, Mercado

Resumo

Um fenômeno que tem marcado as práticas das igrejas evangélicas no Brasil na contemporaneidade é a aplicação, em contextos diversos, de signos do Antigo Testamento bíblico tais como (a) a menção de imagens em canções, como as de Sião, trono, Senhor dos Exércitos, Santo dos Santos, entre outros; (b) a nomeação de "levitas" como as pessoas encarregadas da liderança musical nas igrejas; (c) o uso de instrumentos de som judaicos ("shofar") ou a decoração de altares com a estrela de Davi e candelabros; (d) o destaque ao Rei Davi como modelo a ser seguido; até a prática de estabelecimentos de "votos" (promessas) que implicam assumir comportamentos atribuídos a personagens do Antigo Testamento, como os "gaditas". Este é um fenômeno em ascensão e um olhar atento sobre ele aponta para um atrelamento deste desenvolvimento à estreita relação entre mídia religiosa e ideologia do mercado.

Biografia do Autor

Magali do Nascimento Cunha, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004), Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal Fluminense (1985). Realizou estágio pós-doutoral em Comunicação e Política, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, da Universidade Federal da Bahia (2016). É pesquisadora autônoma, coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).Oferece disciplinas, desenvolve estudos e orienta monografias, pesquisas de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado que busquem compreender os processos comunicacionais midiáticos a partir do imaginário social e da cultura e de temáticas decorrentes, tais como identidade, memória, consumo, religião. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Cultura, Comunicação e Imaginário e Comunicação e Religião, com ênfase nos seguintes temas: comunicação, cultura, religião, evangélicos, política, análise do discurso, mídia, ativismo político digital religioso. Tem vários textos publicados entre livro, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados. Integra a Associação Internacional Mídia, Religião e Cultura (International Association Media Religion and Culture), a Associação Mundial de Comunicação Cristã (World Association for Christian Communication, WACC), é colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas, com sede em Genebra/Suíça, e é articulista da revista CartaCapital.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/1968477845967720. Acesso em 28/01/2021

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Globalização. As conseqüências humanas. Rio de Janeiro:

Zahar, 1999.

CUNHA, Magali do Nascimento. Explosão Gospel. Um olhar das ciências humanas

sobre o cenário evangélico contemporâneo no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

FORRESTER, Viviane. O Horror Econômico. São Paulo: Unesp, 1997

GONDIM, Ricardo. O Evangelho da nova era: análise e refutação bíblica da chamada

teologia da prosperidade. São Paulo: Abba Press, 1993.

HAGIN, Kenneth E. O Nome de Jesus. Rio de Janeiro: Graça Editorial, 1988

IANNI, Octavio. Teorias da globalização. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,

IANNI, Octavio. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993

NOTH, Martin. Estudios sobre el Antiguo Testamento. Madri: Ediciones Sigueme,

(Biblioteca de estudios biblicos, 44).

ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994

PEIRCE, Charles Sanders. Estudos coligidos. Tradução: A. M. D'Oliveira. São Paulo:

Abril Cultural, 1983.

SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos. São Paulo: Pioneira Thomson

Learning, 2004.

Downloads

Publicado

2014-09-02

Como Citar

do Nascimento Cunha, M. (2014). A INTERSEÇÃO MÍDIA RELIGIOSA E MERCADO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE SIGNOS BÍBLICOS PELOS EVANGÉLICOS. Revista Relegens Thréskeia, 3(1), 01–23. https://doi.org/10.5380/rt.v3i1.37688

Edição

Seção

Seção Temática