Open Journal Systems

Processo histórico de mudança de uma catequese escolar para educação religiosa escolar na Província Marista do Rio de Janeiro

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

Resumo


De forma descritiva apresentar os modelos organizados para a área pastoral da Província Marista do Rio de Janeiro, tendo como condutor a disciplina hoje denominada Educação Religiosa Escolar, mas que inicialmente era conhecida como Aula de Religião. A fim de compreender os modelos propostos, serão apresentados alguns elementos que contextualizam e contribuem para caracterizar cada uma das etapas que se sucederam progressivamente. Especificamente sobre o desenvolvimento dessa disciplina na Escola Católica do Brasil, não encontrei outro autor, entretanto pude utilizar estudos que contextualizassem, como o do P. Lima ao abordar o movimento catequético no Brasil, ou do P. Tolentino, quando, em 1989, apresentou também uma tese de doutorado sobre a renovação da catequese no Brasil, ambas produzidas na Universidade Pontifícia Salesiana. Mas o grande referencial foi, sem dúvida, Thomas Kuhn, em seu livro: “As estruturas das revoluções científicas”, ao tratar das questões referentes aos Paradigmas, referências que assumem significativo papel norteador nas decisões de homens e instituições. Para realizar tal pesquisa foi possível contar com uma certa quantidade de documentos da Instituição, sobretudo pelo acesso que me foi concedido aos Arquivos Gerais dos Irmãos Maristas, onde pude confrontar originais das circulares dos Superiores Gerais, com elementos dos Capítulos da Congregação e outros documentos do próprio Fundador. Uma grande contribuição foi à possibilidade de encontrar cópias das Circulares, Atas de Conselho, Boletins Informativos, Relatórios de diversos aspectos da Província Marista do Rio de Janeiro, no próprio Arquivo Geral. Além da contribuição direta da Comissão Pastoral Educativa, através do Escritório Central da UBEE. Um terceiro elemento enquanto orientação para a organização, seleção das fontes foram dadas por profissionais que vivenciaram este período histórico. Um quarto referencial foram os relatórios de cada Colégio Marista da Província, sintetizando o processo pastoral. Esse trabalho, organizado por mim quando membro da CPE, além de um grande relatório do processo de implantação do Programa Marista de Educação Religiosa, concluído em 1993, foi sem dúvida o marco que permitiu desenvolver toda essa pesquisa.

Palavras-chave


Educação; Ensino Religioso; Educação Confessional

Texto completo:

PDF

Referências


ARBUÉS,B. Mensagem audiovisual do Superior Geral (texto). Roma Casa Geral, 1994, Mimeo.

CELAM/DECAT, Catequese na América latina. São Paulo Ed. Paulinas, 1986.

CHIAPPETTA,L. Prontuário di Diritto Canonico e concordatario, Bologna Ed. Dehoniane, 1994.

CODINA,V. Creo en el Espiritu Santo - Pneumatologia narrativa, (Col. Presencia Teológica) Maliaño Sal Terrae, 1994.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL, Catequese Renovada - orientações e conteúdo (Documento n. 26), São Paulo, Paulinas, 1983.

CONGREGAÇÃO PARA O CLERO, Diretório Geral para a Catequese, 15 agosto 1997, São Paulo, Paulinas, 1998.

Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília Senado Federal, 1988.

FMS, Constituições e Estatutos dos Irmãos Maristas. São Paulo, Loyola, 1986.

FMS. Atas do XIX Capítulo Geral dos Irmãos Maristas das Escolas. Roma Casa Geral, 1993.

FMS. Guia da Formação do Instituto dos Irmãos Maristas das Escolas. São Paulo Ed. Loyola, 1993.

GIOVANNI PAOLO II. Tertio Millennio Adveniente. Vaticano Libreria Editrice Vaticana, 1994.

JOÃO PAULO II, Exortação Apostólica sobre a Catequese no nosso tempo – Catechesi Tradendae, 16 outubro 1979, Petrópolis, Vozes, 19844.

LENS,M. A 33a. Assembléia Geral da CNBB. In. RBR (Religiosos Brasileiros em Roma) n. 122, Julho de 1995. Roma Mimeo.

NAISBITT,J. Paradoxo Global. Rio de Janeiro Ed. Campus, 1994 2a.

O perfil do Irmão Marista que desejamos formar hoje na América Latina”. In. CONFERÊNCIA LATINO AMERICANA DOS PROVÍNCIAS, Chosica e Cáli: um apelo e uma esperança, para o Irmão Marista na América latina. Roma Casa Geral, 1987.

SÍNODO DOS BISPOS (IX Assembléia Geral Ordinária), A vida consagrada e a sua missão na Igreja e no mundo, Vaticano Libreria Editrice Vaticana, 1994.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v2i1.32679