A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA REFLEXÃO DO CONTEXTO EDUCACIONAL DAS IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS

Autores

  • Lea Rocha Lima e Marcondes Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná
  • Rosane Andrade Torquato Faculdade Teológica Batista do Paraná (FTBP) https://orcid.org/0000-0002-8098-7647

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v1i2.31084

Palavras-chave:

Educação cristã, Igrejas evangélicas, Filosofia da educação

Resumo

A partir dos trabalhos das autoras no campo da educação cristã nas igrejas evangélicas, surgiu a necessidade de buscar na filosofia da educação bases para refletir sobre a educação, fundamentação e práxis no contexto específico das igrejas brasileiras de confissão evangélica. O presente artigo aborda questionamentos nesta área e aponta ferramentas da filosofia da educação para avaliar, refletir, analisar o contexto do educador na igreja. Pretende levantar estes aspectos para favorecer a análise dos caminhos que a educação cristã tem feito no contexto das igrejas. Discute a importância do papel educacional da igreja na vida dos seus participantes. Sabe-se que este papel educacional precisa estar devidamente esclarecido a partir dos aspectos envolvidos: contexto da igreja, visão educacional, caminhos pedagógicos escolhidos, metodologias, desenvolvimento de suas atividades e resultados obtidos em todo o processo. Para auxiliar nesta reflexão, o artigo discute algumas categorias da filosofia e sua aplicação neste contexto. Sugere a utilização destas categorias para orientar a reflexão do educador em relação à sua práxis na igreja e como estas poderiam colaborar na leitura avaliativa. Por este motivo, o artigo aborda o ponto de vista de alguns estudiosos da filosofia da Grécia Antiga acerca da educação, na tentativa de apontar a influência dos mesmos até os dias de hoje. Introduz aspectos básicos dos seus pensamentos e sua repercussão na educação tanto escolar quanto na igreja de forma que a articulação dos referenciais teóricos da pedagogia e da filosofia possam colaborar para qualificar o ensino bíblico das igrejas evangélicas.

Biografia do Autor

Lea Rocha Lima e Marcondes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1974), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1993) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005) na área de formação de professores. Atualmente é consultora da P4 Tecnologia e Desenvolvimento Humano na área de relações inter-pessoais em equipes e lideranças, atua como psicóloga clínica com foco voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, capacitação e consultoria. Trabalha há mais de 20 anos com com Educação Cristã com larga experiência em formação de educadores e líderes para igrejas evangélicas. Participou do desenvolvimento e estruturação da Abordagem Relacional, bem como da sua aplicação na formação de porfessores e líderes para igrejas evangélicas. Experiência na docência em seminários teológicos. Utiliza nos seus trabalhos as fundamentações da psicoterapia corporal, da relacional sistêmica, da aprendizagem mediada e da Abordagem Relacional.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/6497175028618705. Acessado em 21/01/2021

Rosane Andrade Torquato, Faculdade Teológica Batista do Paraná (FTBP)

Mestre em Desenvolvimento Comunitário (Unicentro-PR); Pós Graduação em Educação a Distância (FACEL); Educação, Arte e Terapia pela FAPI; graduação em PEDAGOGIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e Teologia. Atualmente sou gestora educacional - Convenção Batista Paranaense; pedagoga em escola da SEED/PR - Secretaria de Estado da Educação na cidade de Curitiba. Docente em cursos de graduação e pós-graduação tendo atuado também como coordenadora do Curso de Pedagogia; Experiência na área de Educação, com ênfase em Docência, Coordenação Pedagógica, Gestão de Projetos. Pesquisa na área Interdisciplinar tendo como eixos a Formação Docente - Políticas Educacionais - Tecnologias de Informação e Comunicação.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/3441521775094123. Acessado em 21/01/2021

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Como Citar

Marcondes, L. R. L. e, & Torquato, R. A. (2012). A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA REFLEXÃO DO CONTEXTO EDUCACIONAL DAS IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS. Revista Relegens Thréskeia, 1(2), 50–62. https://doi.org/10.5380/rt.v1i2.31084

Edição

Seção

Artigos