A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA REFLEXÃO DO CONTEXTO EDUCACIONAL DAS IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v1i2.31084Palavras-chave:
Educação cristã, Igrejas evangélicas, Filosofia da educaçãoResumo
A partir dos trabalhos das autoras no campo da educação cristã nas igrejas evangélicas, surgiu a necessidade de buscar na filosofia da educação bases para refletir sobre a educação, fundamentação e práxis no contexto específico das igrejas brasileiras de confissão evangélica. O presente artigo aborda questionamentos nesta área e aponta ferramentas da filosofia da educação para avaliar, refletir, analisar o contexto do educador na igreja. Pretende levantar estes aspectos para favorecer a análise dos caminhos que a educação cristã tem feito no contexto das igrejas. Discute a importância do papel educacional da igreja na vida dos seus participantes. Sabe-se que este papel educacional precisa estar devidamente esclarecido a partir dos aspectos envolvidos: contexto da igreja, visão educacional, caminhos pedagógicos escolhidos, metodologias, desenvolvimento de suas atividades e resultados obtidos em todo o processo. Para auxiliar nesta reflexão, o artigo discute algumas categorias da filosofia e sua aplicação neste contexto. Sugere a utilização destas categorias para orientar a reflexão do educador em relação à sua práxis na igreja e como estas poderiam colaborar na leitura avaliativa. Por este motivo, o artigo aborda o ponto de vista de alguns estudiosos da filosofia da Grécia Antiga acerca da educação, na tentativa de apontar a influência dos mesmos até os dias de hoje. Introduz aspectos básicos dos seus pensamentos e sua repercussão na educação tanto escolar quanto na igreja de forma que a articulação dos referenciais teóricos da pedagogia e da filosofia possam colaborar para qualificar o ensino bíblico das igrejas evangélicas.
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