EDUCAÇÃO TEOLÓGICA PROTESTANTE E SEUS DILEMAS ATUAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v1i2.31082Palavras-chave:
Educação teológica, Protestantismo, SemináriosResumo
O presente artigo procura traçar um panorama da educação teológica protestante e seus dilemas atuais. Objetiva mostrar que a oficialização dos cursos de teologia por parte do Ministério da Educação – MEC – trouxe uma nova realidade para a educação teológica protestante, gerando dilemas difíceis de serem equacionados. Um deles é a dificuldade em abrir mão do modelo de educação teológica adotado até aqui pelas instituições protestantes. Outro dilema é quanto ao tipo de formação que os futuros obreiros do grupo religioso a que a instituição teológica pertence, visto que para muitas delas é importante manter a tradição e o modelo reprodutivista. O terceiro grande dilema é o do sustento, pois cada vez mais a manutenção das instituições fica mais pesada e a cargo dos brasileiros, cujos recursos para este fim são limitados. Por fim, há o dilema da formação do corpo docente das instituições teológicas protestantes, que necessita de professores com titulação reconhecida pelo MEC, mas teme as más influências que um professor formado em instituições seculares pode trazer para seus alunos.
Referências
ALVES, Rubem Azevedo. Dogmatismo e tolerância. São Paulo: Edições Paulinas, 1982.
ESCOBAR, Samuel. Fundamento e finalidade da educação teológica na América Latina. In: Revista Voz Scripturae. São Paulo: Vida Nova, v. VI, nº 1, p. 49-78, mar. 1996.
KOENIG, Samuel. Elementos de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
MARTINS, Edson. Instituição teológica: uma visão de seus principais componentes.In: KOHL, Manfred Waldermar;
BARRO, Antonio Carlos. Educação Teológica transformadora. Londrina: Editora Descoberta, 2004, p. 44-78.
MENDONÇA, Antonio Gouvêa. O celeste porvir – A inserção do protestantismo no Brasil. São Paulo: Paulinas, 1984. SPENER, Philipp Jacob. Pia Desidéria. São Bernardo do Campo: Imprensa Metodista, 1985.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
