EDUCAÇÃO TEOLÓGICA PROTESTANTE E SEUS DILEMAS ATUAIS

Autores

  • Edson Martins Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v1i2.31082

Palavras-chave:

Educação teológica, Protestantismo, Seminários

Resumo

O presente artigo procura traçar um panorama da educação teológica protestante e seus dilemas atuais. Objetiva mostrar que a oficialização dos cursos de teologia por parte do Ministério da Educação – MEC – trouxe uma nova realidade para a educação teológica protestante, gerando dilemas difíceis de serem equacionados. Um deles é a dificuldade em abrir mão do modelo de educação teológica adotado até aqui pelas instituições protestantes. Outro dilema é quanto ao tipo de formação que os futuros obreiros do grupo religioso a que a instituição teológica pertence, visto que para muitas delas é importante manter a tradição e o modelo reprodutivista. O terceiro grande dilema é o do sustento, pois cada vez mais a manutenção das instituições fica mais pesada e a cargo dos brasileiros, cujos recursos para este fim são limitados. Por fim, há o dilema da formação do corpo docente das instituições teológicas protestantes, que necessita de professores com titulação reconhecida pelo MEC, mas teme as más influências que um professor formado em instituições seculares pode trazer para seus alunos.

Biografia do Autor

Edson Martins, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2006), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2001), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1998), Mestre em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (1994), Especialista em Educação a Distância pelo Centro Universitário SENAC - RJ, Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (1985), cujo diploma foi revalidado pela Faculdade Teológica Batista do Paraná. É Pesquisador Institucional e coordenador do curso de Teologia da Faculdade Cristã de Curitiba. É professor no curso de Pedagogia na Faculdade FAEL. Tem experiência na Gestão de Instituição Educacional, Coordenação Acadêmica, Coordenação de curso, Coordenação de CPA e na docência da Pós-Graduação. Tem escrito principalmente nos seguintes temas: Sociologia da Educação, História da Educação, Educação a Distância, Educação de Jovens e Adultos, Sociologia da Religião, Messianismo, Educação Teológica, Teologia e Novos Movimentos Religiosos e Direitos Humanos. É avaliador de cursos do INEP/MEC e possui experiência na docência e em produção de material para cursos em EAD

Fonte: http://lattes.cnpq.br/8508334265528911. Acesso em 21/01/2021

Referências

ALVES, Rubem Azevedo. Dogmatismo e tolerância. São Paulo: Edições Paulinas, 1982.

ESCOBAR, Samuel. Fundamento e finalidade da educação teológica na América Latina. In: Revista Voz Scripturae. São Paulo: Vida Nova, v. VI, nº 1, p. 49-78, mar. 1996.

KOENIG, Samuel. Elementos de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

MARTINS, Edson. Instituição teológica: uma visão de seus principais componentes.In: KOHL, Manfred Waldermar;

BARRO, Antonio Carlos. Educação Teológica transformadora. Londrina: Editora Descoberta, 2004, p. 44-78.

MENDONÇA, Antonio Gouvêa. O celeste porvir – A inserção do protestantismo no Brasil. São Paulo: Paulinas, 1984. SPENER, Philipp Jacob. Pia Desidéria. São Bernardo do Campo: Imprensa Metodista, 1985.

Downloads

Como Citar

Martins, E. (2012). EDUCAÇÃO TEOLÓGICA PROTESTANTE E SEUS DILEMAS ATUAIS. Revista Relegens Thréskeia, 1(2), 27–34. https://doi.org/10.5380/rt.v1i2.31082

Edição

Seção

Artigos