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EDUCAÇÃO TEOLÓGICA PROTESTANTE E SEUS DILEMAS ATUAIS

Edson Martins

Resumo


O presente artigo procura traçar um panorama da educação teológica protestante e seus dilemas atuais. Objetiva mostrar que a oficialização dos cursos de teologia por parte do Ministério da Educação – MEC – trouxe uma nova realidade para a educação teológica protestante, gerando dilemas difíceis de serem equacionados. Um deles é a dificuldade em abrir mão do modelo de educação teológica adotado até aqui pelas instituições protestantes. Outro dilema é quanto ao tipo de formação que os futuros obreiros do grupo religioso a que a instituição teológica pertence, visto que para muitas delas é importante manter a tradição e o modelo reprodutivista. O terceiro grande dilema é o do sustento, pois cada vez mais a manutenção das instituições fica mais pesada e a cargo dos brasileiros, cujos recursos para este fim são limitados. Por fim, há o dilema da formação do corpo docente das instituições teológicas protestantes, que necessita de professores com titulação reconhecida pelo MEC, mas teme as más influências que um professor formado em instituições seculares pode trazer para seus alunos.

Palavras-chave


Educação teológica; Protestantismo; Seminários

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v1i2.31082