DISCÓRDIAS RELIGIOSAS NA IMPRENSA CURITIBANA (1930)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v1i2.31081Palavras-chave:
Confrontos religiosos, Catolicismo romano, ProtestantismoResumo
No início de 1930 o jornal A República publicou uma série de Cartas Abertas, assinadas por Antenor Manso Cordeiro, e endereçada ao reverendo Agenor Mafra, pastor da denominação presbiteriana no Brasil. Tratava-se de outro momento nos confrontos entre Católicos e Protestantes, no contexto de um Estado não confessional. As sete cartas publicadas no jornal ajudam a compreender os embates religiosos entre os intelectuais cristãos, como também as estratégias utilizadas para defender o pensamento religioso de confissão cristã nas primeiras décadas do século XX, a partir da impressa em Curitiba, no Estado do Paraná.
Referências
A República. Edição de 17 de janeiro de 1930, p. 12.
A República. Edição de 18 de janeiro de 1930, p. 02.
A República. Edição de 21 de janeiro de 1930, p. 10.
A República. Edição de 24 de janeiro de 1930, p. 12.
A República. Edição de 25 de janeiro de 1930, p. 12.
KÜNG, Hans. Para que um ethos mundial? Religião e ética em tempos de globalização. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
MAFRA, Agenor. O papismo perante a Biblia, a historia e os factos: ligeiras respostas ao bispo de Jacarézinho, sr. Dom Fernando Tadei. Paraná: Editado pela Igreja Presbyteriana de Sengés, 1930.
TADDEI, Fernando. Carta Pastoral A Propaganda protestante e os deveres dos catholicos. Curityba: Officinas Graphicas “A Cruzada”, [192-].
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
