AS BENZEDEIRAS TRADICIONAIS DE CURITIBA: IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISES

Autores

  • Victor Augustus Graciotto Augustus Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v1i1.31048

Palavras-chave:

benzedeira, patrimônio cultural imaterial, religiosidade popular, Curitiba

Resumo

Este trabalho registra a presença nos dias de hoje de um grupo social reconhecido pelo poder de curar através de práticas de medicina popular. Diante do mundo moderno, em especial da medicina erudita, que dia após dia apresenta inovações tecnológicas, encontramos pessoas que crêem na eficácia das tradicionais benzedeiras para curar doenças. Dialogando com os temas da religiosidade popular, da história da saúde e do patrimônio cultural imaterial, o presente artigo objetiva mostrar os caminhos da pesquisa desenvolvida sobre as práticas culturais das benzedeiras tradicionais de Curitiba nesta primeira década do século XXI.

Biografia do Autor

Victor Augustus Graciotto Augustus Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Formado em História pela Universidade Federal do Paraná, realizou o mestrado em História no Programa de Pós-graduação em História pela mesma universidade. Atuante como professor da rede de ensino do Paraná da disciplina de História na Escola Estadual Santo Antônio desde 2004, já atuou também no Ensino Médio, no Ensino Superior, tanto graduação quanto pós-graduação. Recentemente trabalhou como assessor pedagógico na Coordenação Estadual do PDE / SEED, entre os anos de 2008 e 2009. Professor participante da idealização do curso de História do Instituto Superior de Educação Sion (ISE-SION). Participante do Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (NUPPER) desde 2003. Tem experiência em pesquisa histórica, com ênfase em História Medieval e Patrimônio Cultural, como também em temas em torno das Religiões e Religiosidades. Atualmente trabalhando na área de gestão cultural e edição de livro. Últimos trabalhos na área de gestão cultural: pesquisa, roteiro e assistência de produção do documentário A BROA NOSSA DE CADA DIA referente a edital da Fundação Cultural de Curitiba de Registro e Identificação de Patrimônio Cultural de Curitiba em 2008; coordenação do projeto de pesquisa BENZA DEUS! BENZEDEIRAS DE CURITIBA: MODERNIDADE E TRADIÇÃO referente a edital da Fundação Cultural de Curitiba de Registro e Identificação de Patrimônio Cultural de Curitiba em 2009. No campo editorial, coordenou a edição do livro A PADARIA AMÉRICA E O PÃO DAS GERAÇÕES CURITIBANAS de Juliana Cristina Reinhardt; DIZ-ME O QUE COMES E TE DIREI QUEM ÉS: ALEMÃES, COMIDA E IDENTIDADE de Juliana Cristina Reinhardt em 2012; BAR PALÁCIO: UMA HISTÓRIA DE COMIDA E SOCIABILIDADE EM CURITIBA de Mariana Corção em 2012; ENTRE STRUDEL, BOLACHAS E STOLLEN: RECEITAS E MEMÓRIAS de Juliana Cristina Reinhardt em 2012; A ESTRADA DO POENTE: ESCOLA ALEMÃ COLÉGIO PROGRESSO de Regina Schimmelpfeng de Souza em 2012. Fonte: http://lattes.cnpq.br/5438241750236965. Acessado em 18/01/2021

Referências

BLOCH, Marc. Kings Thaumaturgos: the supernatural character of royal power, France and England. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CARVALHO, Antônio C. D. de. Wizards, con artists and mystifiers. São Paulo: Ed. Unesp, 2005.

CHARTIER, R. Cultural history: between practices and representations. Lisbon: Difel / Bertrand Brasil, 1990.

FENELON, D. R. Culture and social history: historiography and research. History Project, São Paulo, n. 10, ten. 1993.

GINZBURG, Carlo. Cheese and worms: the daily life and the ideas of a miller pursued by the inquisition. São Paulo Companhia das Letras, 1987.

_______. The wanderers of good: witchcraft and agrarian cults in the 16th and 17th centuries.

São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

______. Night History. Deciphering the Sabbath. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

HALL, Stuart. Notes on popular deconstruction. Popular history and socialist theory. Barcelona: Editora Crítica / Grijalbo, 1984. p. 93-110.

LÉVI-STRAUSS, C. Structural anthropology. Rio de Janeiro: Brazilian Time, 1985

MAUSS, M; HUPERT, H. Outline of a general theory of magic. São Paulo: Edusp, 1974.

MONTERO, Paula. Magic and magical thinking. Ed. Ática: São Paulo, 1986.

RELEGENS THRÉSKEIA studies and research in religion V. 01 - n. 01 - 201214

OLIVEIRA Elda Rizzo de. What is Popular Medicine. São Paulo, Brasiliense, 1984.

SOUZA, Laura de Mello e. The devil and the land of Santa Cruz. Sorcery and popular religiosity in Colonial Brazil. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

THOMPSON, E. P. Common customs: studies on traditional popular culture. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Downloads

Como Citar

Silva, V. A. G. A. (2012). AS BENZEDEIRAS TRADICIONAIS DE CURITIBA: IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISES. Revista Relegens Thréskeia, 1(1), 144–157. https://doi.org/10.5380/rt.v1i1.31048

Edição

Seção

Artigos