TÚMULOS E MILAGREIROS: O CASO DA CIGANA SEBINCA CHRISTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v1i1.31044

Palavras-chave:

Cigana Sebinca Christo, túmulo, devoção, milagre

Resumo

Muitos milagreiros de cemitério estão espalhados pelo território Brasileiro e já fazem parte da vida religiosa de homens e mulheres de todas as categorias e classes sociais. Um dos casos é o da Cigana Sebinca Christo. Morreu e foi enterrada em Lages, município da região serrana de Santa Catarina. O preconceito que ao longo dos séculos se construiu em relação aos ciganos é esquecido pelos devotos de Sebinca Christo, que para melhor se relacionar com a sua milagreira, criam gestos e narrativas para qualificar sua devoção. Os devotos constroem a cigana. Em outro extremo está à família Christo que também a cultua, mas de forma diferente, não aceitando as versões de sua morte trágica descrita na imprensa e nas falas dos não ciganos que nela creem. Em seu túmulo encontramos elementos de diversas práticas da religiosidade, desde velas até bebidas alcoólicas, transformando sua sepultura num mosaico devocional. Sebinca continua viva nas narrativas dos ciganos e dos não ciganos, operando milagres e graças e fazendo com que sua fama continue a se espalhar por diversas regiões do país.

Biografia do Autor

Lourival Andrade Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/CERES.

Possui Graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1993), Especialização em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná (1995), Mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2008) e Pós Doutorado no Programa de Pós Graduação em História Social na Universidade Estadual de Londrina (2016). Também é diretor e ator de teatro e audiovisual, já tendo recebido diversos prêmios no Brasil. É diretor da Trapiá Cia Teatral. Atualmente é Professor Associado II do Departamento de História (DHC) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Caicó. É professor e vice-chefe do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em História dos Sertões (UFRN-DHC). É membro do Grupo de Pesquisa História dos Sertões (UFRN/CERES). Integra o GT História: Religiosidade e Cultura/UFSC, o GT História das Religiões e Religiosidades/ANPUH-BR e é Editor de Seção da Revista Eletrônica de Humanidades - MNEME. Também é sócio da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Culturas dos Sertões, catolicismo não oficial (milagreiros), cemitérios e túmulos, povos ciganos e Umbanda.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/2227836576507822. Acessado em 18/01/2021

Downloads

Como Citar

Andrade Júnior, L. (2012). TÚMULOS E MILAGREIROS: O CASO DA CIGANA SEBINCA CHRISTO. Revista Relegens Thréskeia, 1(1), 76–90. https://doi.org/10.5380/rt.v1i1.31044

Edição

Seção

Artigos