RELIGIOSIDADE E ESPACIALIDADES NO FOLGUEDO DO BOI:UMA FESTA COM VARIAÇÕES LOCAIS

Autores

  • Beatriz Helena Furlanetto Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná
  • Roberto Filizola Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná https://orcid.org/0000-0003-4125-5491

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v1i1.31042

Palavras-chave:

geografia cultural, religiosidade, folguedo do boi

Resumo

O texto tem por objetivo investigar a religiosidade presente no folguedo do boi, uma das manifestações mais ricas do folclore brasileiro. Foram realizadas pesquisas de campo, bem como análise documental e bibliográfica acerca do bumba-meu-boi em São Luiz (MA), boi-bumbá em Parintins (AM) e Guajará-Mirim (RO), além do boi-de-mamão no litoral dos estados do Paraná e de Santa Catarina. O folguedo revela os atributos culturais de cada região e, enquanto criação coletiva é capaz de exprimir os sentidos que os sujeitos atribuem na sua relação com o espaço vivido e a natureza. No cotidiano dos artistas populares, a riqueza de suas vivências espaciais é contada e cantada nas múltiplas narrativas do folguedo. O mito da morte e ressurreição do boi é um tema que representa o ciclo da continuidade e aparece pelo país por meio de variações regionais, e também em escala local. A religiosidade se mescla à alegria e exuberância da festa, onde os atores sociais projetam suas visões de mundo e constroem suas concepções de identidade.

Biografia do Autor

Beatriz Helena Furlanetto, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2014) com estágio doutoral (PDSE/CAPES) na Università degli Studi di Urbino Carlo Bo (Itália, agosto/2013 a abril/2014) e Pós-doutorado na Universidade do Minho (Portugal, fevereiro/2018 a janeiro/2019). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Pianista, professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Paraná, Campus Curitiba I, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde concluiu a Especialização em Piano (1993) e o Bacharelado em Piano (1991). Áreas de interesse: música, geografia cultural e festas populares.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/7765727145400029. Acessado em 18/01/2021

Roberto Filizola, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (1982) , mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, lotado no Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) do Setor de Educação.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, Cartografia e Ensino, atuando sobretudo com os seguintes temas:produção de materiais didáticos, currículo de geografia na educação básica, alfabetização cartográfica, geografia no ensino fundamental e médio, metodologia de ensino de geografia, geografia nos anos iniciais, avaliação, orientação de estágio e prática de docência no ensino fundamental e médio. Desenvolve pesquisas com justiça escolara, relação com o saber e letramento socioespacial na perspectiva do direito à cidade; fronteira cultural, fronteira emocional em espaços escolares, metodologia do ensino, e interculturalidade, na perspectiva das geografias

Fonte: http://lattes.cnpq.br/2455376796928720. Acessado em 18/01/2021

Referências

ANDRADE, Mário de. Danças dramáticas do Brasil. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1º vol., 1959.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1954.

CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. Trad. Tomás R. Bueno. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

CHEVALIER, Jean. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Trad. Vera da Costa e Silva. 24 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

CORRÊA, Aureanice de Mello. Espacialidades do sagrado. p. 163-179. In SERPA, Angelo (org.) Espaços culturais: vivências, imaginações e representações. Salvador: EDUFBA, 2008.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Trad. Rogério Fernandes. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FERREIRA, Carla George Silva; SILVA, Carlos Benedito Rodrigues da. Festejar com fé: o bumba-meu-boi maranhense uma cumplicidade com São João. In: Revista Brasileira do Caribe. Salvador: 2008. Disponível em: www.revistabrasileiradocaribe.org/ CarlaFerreiraCarlosSilva. Acesso em: 07/06/2009.

GIL FILHO, Sylvio Fausto. Geografia da Religião: reconstruções teóricas sob o idealismo crítico. In: Kozel, Salete; COSTA SILVA, Josué da; GIL FILHO, Fausto (orgs.). Da percepção e cognição à representação: reconstruções teóricas da Geografia Cultural e Humanista. São Paulo: Terceira Margem; Curitiba: NEER, 2007.

GIL FILHO, Sylvio Fausto. Por uma geografia do sagrado. p. 253-265. In: Elementos de epistemologia da geografia contemporânea. MENDONÇA, F. KOZEL, S. (orgs.) Curitiba: Ed. da UFPR, 2009.

GIL FILHO, Sylvio Fausto. Espaço sagrado: estudos em geografia da religião. Curitiba: Ibpex, 2008.

KONG, Lily. Música popular nas análises geográficas. p.129-175. In: CORRÊA, Roberto L.; ROSENDHAL, Zeny (orgs.). Cinema, música e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.

MEYER, Marlyse. Caminhos do imaginário no Brasil. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1993.

RONECKER, Jean-Paul. O simbolismo animal: mitos, crenças, lendas, arquétipos, folclore, imaginário. Trad. Benôni Lemos. São Paulo: Paulus, 1997.

ROSENDHAL, Zeny. Espaço, cultura e religião: dimensões de análise. p.187-224. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDHAL, Zeny (orgs.). Introdução à geografia cultural. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. SACK, Robert David. Human territoriality: Its theory and history. Cambridge: Cambridge University Press, 1980.

SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música. Edição concisa. Trad. Eduardo F. Alves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1994.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1980.

VEYNE, Paul. Foucault: seu pensamento, sua pessoa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

Downloads

Como Citar

Furlanetto, B. H., & Filizola, R. (2012). RELIGIOSIDADE E ESPACIALIDADES NO FOLGUEDO DO BOI:UMA FESTA COM VARIAÇÕES LOCAIS. Revista Relegens Thréskeia, 1(1), 53–65. https://doi.org/10.5380/rt.v1i1.31042

Edição

Seção

Artigos