A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES SOBRE A QUALIDADE DA LOGÍSTICA DO E-COMMERCE
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v12i22.94821Palavras-chave:
e-commerce, logistics, fuzzyResumo
Este artigo busca apresentar uma modelagem matemática baseada nos preceitos da Teoria Fuzzy que, após o processamento dos dados coletados em 2021 e 2023, retorna o Índice da Qualidade da Logística do E-commerce (IQLE) e índices parciais que o compõe. Tais valores visam exemplificar e validar o modelo e pretende representar a qualidade da logística do e-commerce pela ótica do cliente, pela abordagem da visão operacional da logística em si e pelos aspectos relacionados ao atendimento do cliente final. O modelo apresentou-se robusto nos resultados, denotando proporções similares nos resultados de 2021 e 2023, que são comparados e analisados, inclusive gerando-se seis cenários que são avaliados para se identificarem possíveis causas para os efeitos caracterizados. Observam-se modificações positivas nos índices, na maioria com margens acima de cinquenta pontos percentuais, que podem indicar possíveis modificações processuais pelas principais marketplaces e investimentos tecnológicos. Quanto às relações de causa e efeito, sugere-se que a idade do cliente respondente e o valor do frete têm possível relação com as mudanças de visão entre 2021 e 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
